URUGUAIANA JN PREVISÃO

SSP e Nações Unidas

Webinário aborda importância do policiamento de proximidade

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), realiza hoje, 29/10, o webinário "O Papel do Policiamento de Proximidade no Fortalecimento das Relações Comunitárias". O evento é 100% online e ocorre no âmbito do Programa Oportunidades e Direitos (POD), vinculado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e gerido de forma integrada com os órgãos de segurança, a partir das às 9h30min. Ele é gratuito e realizado por meio da plataforma Microsoft Teams. O público alvo são os gestores públicos do POD, profissionais da segurança pública municipal e estadual e lideranças comunitárias, mas também está aberto a demais interessados. 

O objetivo do evento é de abordar a importância do policiamento de proximidade na construção de uma estratégia orientada à resolução de conflitos nos territórios atendidos pelo POD. O programa tem entre suas metas aprofundar o relacionamento das polícias com as comunidades, especialmente com jovens de 15 a 24 anos, buscando a redução da violência e da evasão escolar, além de dinamizar a integração com as demais agências municipais e estaduais envolvidas, aumentando a confiança da população no Estado. As diretrizes do POD também estão alinhadas aos pontos 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação) da lista de Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

O evento online integra as atividades de monitoramento do uso da força dos territórios atendidos pelo POD, que é cofinanciado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nas cidades de Alvorada, Porto Alegre e Viamão, na parceria entre UNODC, Estado do Rio Grande do Sul e BID.

O debate principal do evento reúne autoridades, especialistas e estudiosos do policiamento de aproximação com comunidades. Participam a coordenadora institucional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), psicóloga e doutora em Desenvolvimento Humano (USP), Juliana Martins, a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Viamão, pós-graduada em Direito Público e Professora da Academia da Polícia Civil (Acadepol), delegada Jeiselaure Rocha de Souza, e o coronel aposentado da Polícia Militar do Espírito Santo, professor universitário e consultor, Júlio Cezar Costa, idealizador do conceito de policiamento interativo.

Também participarão do evento, pelo Estado do Rio Grande do Sul, o secretário adjunto da SJCDH, coronel Egon Kvietinski, o diretor-geral da SSP, delegado Marcelo Moreira, o secretário-executivo do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado (PISEG/RS), delegado Antônio Lápis, o coordenador do Laboratório de Inovação da Brigada Militar e ponto focal da Segurança Pública junto ao POD, major Roberto dos Santos Donato. Pelo UNODC, farão parte dos debates o coordenador da Unidade Estado de Direito, Nivio Nascimento, e o especialista em Segurança Pública, Justiça Criminal e Compliance, Eduardo Pazinato.

POD-BID

O Programa de Oportunidades e Direitos (POD) visa reduzir a violência e combater a evasão escolar entre jovens de 15 a 24 anos. Regulamentado pelo Decreto nº 52.010/2014, o projeto conta com o investimento de US$ 56 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A contrapartida do Estado é de US$ 6 milhões.

O POD possui como diretrizes a prevenção da violência, a efetividade policial, a redução da violência e do reingresso na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do RS (Fase), e a articulação do Estado com as comunidades envolvidas. A SSP atua na execução do componente "efetividade policial" do Termo de Cooperação Técnica nº 01/2014, celebrado entre a SSP e a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Gaeco Saúde apura irregularidades em compra de álcool gel pela Prefeitura Anterior

Gaeco Saúde apura irregularidades em compra de álcool gel pela Prefeitura

Jovem morre afogado no Rio Ibirapuitã Próximo

Jovem morre afogado no Rio Ibirapuitã

Deixe seu comentário