URUGUAIANA JN PREVISÃO

Renda para idosos

ALRS vota projeto de renda para idosos e envelhecimento ativo

DIVULGAÇÃO imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Projeto 'Pró-Idoso' visa garantir qualidade de vida para idosos no Rio Grande do Sul com renda mensal de R$150.

A Assembleia Legislativa irá votar nesta terça-feira, 18/3, em projeto de lei que visa renda para idosos no Estado para garantir envelhecimento ativo. ‘Pró-Idoso’ é uma ferramenta responsável por captar, gerir e aplicar recursos financeiros para promover e garantir a execução da Política da Pessoa Idosa.   

As últimas estatísticas apontam que em pouco tempo, os idosos representarão uma grande parte da sociedade brasileira. Esse envelhecimento está diretamente relacionado à queda na taxa de natalidade e ao aumento da expectativa de vida, o que, por um lado, é uma vitória, mas, por outro, traz novos. Com a idade acelerada da população, o Governo Estadual está tomando medidas para compensar essa transformação.  

Assim, a implementação dessa política se dará por meio de esforços das várias Secretarias do Estado e entidades da Administração Direta e Indireta, através de orçamento estadual definido pelo Poder Executivo. Se entrar em vigor, o beneficiário receberá uma complementação de renda mensal no valor de R$150,00, independentemente de estar incluído em qualquer programa de benefícios individuais.  

Ao defender o projeto, o deputado estadual Gerson Burmann (PDT) afirmou que o grupo de pessoas idosas necessitam de cuidados especiais e demandas de ações efetivas do Estado para garantir o envelhecimento ativo do idoso. “Há de se considerar que só viver mais não é o mais importante, e sim viver com qualidade de vida e saúde.” esclareceu  

O Pró-Idoso irá ser destinado a pessoas que residem no Rio Grande do Sul, nas condições de: idade igual ou superior a 80 anos e renda per capita de até um salário-mínimo.  

 


Agenda em Brasília é detalhada na Tribuna Anterior

Agenda em Brasília é detalhada na Tribuna

ALRS instala Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional Próximo

ALRS instala Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional

Deixe seu comentário