URUGUAIANA JN PREVISÃO

Eleições

Juca quer audiência sobre abstenções eleitorais em Uruguaiana

Madalena Christofari/Câmara Municipal imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Vereador apresentou requerimento durante a sessão ordinária desta terça-feira

Durante a Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira, 8/10, na Câmara de Vereadores de Uruguaiana, o vereador Joalcei “Juca” Gonçalves (PP) manifestou sua preocupação com o número elevado de abstenções registradas na eleição do último domingo. Ele solicitou à casa legislativa a realização de uma audiência pública para discutir o assunto e buscar soluções para reverter essa tendência. Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 29 991 eleitores, o equivalente a 33,79% dos aptos a votar no município, não compareceram às urnas. A participação eleitoral ficou em 66,21%, com um total de 58 778 votantes, o que acende um alerta sobre o desinteresse político crescente entre os cidadãos. 

O vereador manifestou grande preocupação ao revelar que um terço dos eleitores uruguaianenses se ausentou do processo eleitoral, evidenciando uma tendência alarmante de abstenção. Frente a essa situação, o vereador Juca sugeriu a realização de uma audiência pública para reunir representantes da Justiça Eleitoral, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e membros da sociedade civil. O objetivo da iniciativa é analisar as causas subjacentes às elevadas taxas de abstenção, identificar possíveis falhas no processo eleitoral e propor medidas para incentivar a participação dos eleitores em futuros pleitos democráticos. 

"Precisamos fazer um raio-x do que aconteceu para termos esse número excessivo de abstenções", afirmou Juca. Ele também apontou que sabe que muitas dessas renúncias ao voto ocorrem pela descrença dos eleitores na classe política, mas destacou que muitas pessoas enfrentaram dificuldades relacionadas à demora para votar. No domingo, o tempo de espera nas filas para votar na prefeitura, por exemplo, chegou a mais de uma hora e muita gente acabou desistindo e foi embora sem exercer o direito. Para Juca esse foi um fator que pode ter contribuído para a ausência expressiva nas urnas.  

Além disso, o vereador ressaltou a importância de revisar a logística das seções eleitorais para evitar atrasos. A proposta do vereador busca aprofundar a análise desse cenário e encontrar soluções para evitar que o fenômeno se repita em eleições futuras, garantindo maior fluidez e acesso ao processo de votação, especialmente nos pontos de maior demanda. 


Câmara aprova pacotão de créditos ao Executivo Anterior

Câmara aprova pacotão de créditos ao Executivo

Progressistas comemoram eleição de Carlos Delgado Próximo

Progressistas comemoram eleição de Carlos Delgado

Deixe seu comentário