URUGUAIANA JN PREVISÃO

Teto de gastos

Aprovação deixa RS próximo do Regime de Recuperação Fiscal

Vinicius Reis / Agência ALRS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Assembleia Legislativa gaúcha aprovou na terça-feira, 30/11, o Projeto de Lei Complementar do Teto de Gastos, que prevê mecanismos de limitação do gasto?público?e?congela os investimentos em todos os poderes e órgãos?do Rio Grande do Sul por 10 anos,?visando?equilibrar das contas públicas. A adoção dessa regra fiscal se tornou um dos requisitos para aprovação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF).?

Oito medidas eram exigidas no RRF para que o Rio Grande do Sul pudesse dar continuidade aos trâmites para aderir ao regime - sendo a aprovação do teto de gastos a última. O RRF é considerado imprescindível para a consolidação do ajuste fiscal e capacidade de cumprir com seus compromissos financeiros, já que prevê a renegociação da dívida com a União.? Segundo o secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, o pedido de adesão será encaminhado nas próximas semanas.

Teto de gastos

O teto terá como referência a despesa primária empenhada no exercício anterior - de 2021-, corrigida anualmente ao percentual do crescimento da inflação. São consideradas despesas primárias todos os gastos necessários para a prestação de serviços públicos, ficando de fora os pagamentos decorrentes de sentenças judiciais, transferências constitucionais aos municípios e emendas individuais.?

O texto tem vigência até 2031, e ainda estabelece sanções para os órgãos que ultrapassarem o teto de gasto.?

A lei ressalva ainda que as despesas em Saúde e Educação podem sofrer variação positiva em relação à inflação para que o estado possa cumprir os percentuais mínimos determinados pela Constituição para os gastos em Educação e Saúde (25% e 18%, respectivamente).?

A votação terminou com?35 votos a favor e 13 contrários.?Durante a discussão do projeto, os deputados de oposição apontaram riscos de a medida prejudicar a oferta de serviços públicos à população. O líder do governo na casa, Frederico Antunes (PP),?defendeu que, mesmo com o teto, será possível fazer investimentos, desde que o orçamento seja bem administrado. 

Câmara aprova criação do 'IPTU Verde' Anterior

Câmara aprova criação do 'IPTU Verde'

Ministério Público obtém cassação de Ronnie (SQN) Próximo

Ministério Público obtém cassação de Ronnie (SQN)

Deixe seu comentário