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Dia histórico

Assinado contrato para construção da nova ponte sobre o Rio Ibicuí

Gabriela Barcellos/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Uruguaiana recebeu nesta sexta-feira, 31/3, uma comitiva de autoridades, que incluiu o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social de Presidência da República, Paulo Pimenta.

O dia foi histórico, não somente para Uruguaiana, mas para todo o Rio Grande do Sul e ainda o Mercosul. Em cerimônia na cabeceira da Ponte Internacional Getúlio Vargas/Agostín Pedro Justo, as autoridades brasileiras entregaram oficialmente as obras de reforço na ponte que liga Uruguaiana a Paso de los Libres, que vinham sendo executadas desde setembro passado. E esta, por si, já não era notícia boa o suficiente, foi assinado também o contrato para construção de uma nova ponte sobre o Rio Ibicuí, que liga Uruguaiana a Itaqui, mas mais que isso, que é um dos principais corredores do Mercosul.

Incluída no Plano de 100 Dias do governo federal, a nova estrutura ficará ao lado da ponte atual, que será desativada. O valor apresentado pela proposta vencedora foi de aproximadamente R$ 221,4 milhões pelo Consórcio Nova Ponte Ibicuí.

O total de investimentos previstos para o Rio Grande do Sul em 2023 chega a R$ 1,7 bilhão, mais de três vezes o aplicado no estado em 2022. Os valores serão executados pelo Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Uma longa caminhada

A atual ponte sobre o Rio Ibicuí foi inaugurada em 1888, é de mão única e há muito enfrenta dificuldades estruturais. Corredor do Mercosul é também um dos maiores gargalos para o transporte internacional de cargas. A construção de uma nova ponte é uma das demandas mais antigas da região.  “Uma luta de mais de 20 anos, iniciada em 2000, que hoje se torna uma realidade”, comenta o senador Luís Carlos Heinze, que ressaltou uma série de dificuldades enfrentadas para “no fim, dar tudo certo”.

De acordo com o ministro Renan Filho, a ordem de serviço para início das obras será assinada nos próximos dias e a expectativa é de que ainda no mês de abril as obras comecem. A conclusão deverá ocorrer em cerca de três anos.

O prefeito Ronnie Mello (PP) destacou a importância da obra. “Há mais de R$ 90 milhões já empenhado para este ano, a obra começa nos próximos dias. Por ali passam 70% das riquezas brasileira e argentina rumo ao Mercosul. Estamos diante de uma das principais obras de logística, com reflexo direto na economia brasileira”.

“É um dia histórico para a comunidade de Itaqui, da fronteira oeste. Há muitos anos aguardamos por esse dia. É um divisor histórico e também político porque a comunidade já não acreditava mais por conta das vezes em que foram anunciadas as obras e nada ocorreu. Agora, essa ponte vai sair do papel”, comemora o prefeito de Itaqui, Leonardo Betim.

Ainda estiveram presentes na cerimônia o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, o embaixador brasileiro no país vizinho, Reinaldo Salgado; o senador Luis Carlos Heinze; o deputado federal Bohn Gass; os deputados estaduais Frederico Antunes (PP), Luís Fernando Mainardi (PT) e Claudio Tatsch (PL); e o secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella, que representou o governador Eduardo Leite (PSDB).

Ponte Internacional

Também prioridade do Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, a restauração da ponte internacional vai propiciar o aumento das trocas comerciais entre os dois países. Após cinco meses de obras, a ligação internacional teve seu tráfego plenamente liberado nesta sexta-feira.

Com uma infraestrutura eficiente, o transporte de mercadorias e produtos será facilitado, resultando em um aumento no comércio bilateral, a partir dos projetos. Parte da ponte havia colapsado em setembro do ano passado. A partir da liberação de R$ 6,3 milhões, o Ministério dos Transportes, via Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), conseguiu recuperar a estrutura que fica em território brasileiro.

A alfândega de Uruguaiana tornou-se em 2022 o maior porto seco do Brasil e as exportações brasileiras destinadas a Argentina e Chile, via ponte, totalizaram U$ 5,6 bilhões de dólares. Só em 2022, segundo o DNIT, passaram pela ponte internacional cerca de 270 mil veículos e média de 740 caminhões por dia. "Isso que aconteceu com a ponte de Uruguaiana, aconteceu em muitos lugares do país. Este ano nós teremos R$ 22 bilhões para investimentos. Estamos juntos nessa batalha, sob orientação do presidente Lula, para reconstruir e unir o país e fazer o Brasil crescer novamente e trazer, sobretudo para o Brasil, o espírito de liderança generosa que nós sempre tivemos com relação aos nossos vizinhos", afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

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