URUGUAIANA JN PREVISÃO

Comitiva em Brasília garante recursos para Santa Casa

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Na terça-feira, 19/6, a comitiva de Uruguaiana em Brasília, formada pelo prefeito Ronnie Mello, o deputado estadual Gabriel Vieira de Souza, o secretário de Governo, Paulo Fossari, vereadoras Zulma Ancinello e Suzana Alves, o administrador do Hospital da Santa Casa de Caridade, Fernando Siqueira, e o assessor do deputado estadual Frederico Antunes, Cristiano Guerra, se reuniu com o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

No encontro, o grupo apresentou ao Ministro a situação de dificuldades financeiras que enfrenta a casa de saúde, referência para a região da Fronteira Oeste. A possibilidade de encaminhamento do processo de renegociação de financiamento obtido junto à Caixa Econômica Federal no ano passado, com a intervenção através do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) foi o principal assunto da pauta de trabalho. A intenção é obter juros menores aplicados ao montante liberado no ano passado para o hospital. "Com a redução da taxa de juros, teríamos direito a mais um aporte financeiro, o que seria de vital importância em curto prazo para o hospital", ressaltou Fernando Siqueira. "A Caixa já deu a sinalização de que está tudo certo para que isso ocorra, faltando apenas que o Fundo Nacional de Saúde (FNS) informe ao banco de que a Santa Casa tem margem de receita junto ao SUS", observou. O FNS precisa que a Controladoria Geral da União reconheça os incentivos que a União e o Estado repassam, prática aplicada a todas as Santas Casas do país.

Foi acertado que tanto a Santa Casa como a Secretaria Municipal de Saúde, deverão enviar a documentação necessária para que essa avaliação seja complementada. A ideia é de que haja a garantia por parte do Ministério da Saúde para que essa possibilidade seja viável. O administrador do hospital, Fernando Siqueira, garantiu que o montante gerado com a renegociação dos juros aplicados ao empréstimo concedido à instituição em 2017 será todo aplicado na atualização de salários do quadro de colaboradores, no pagamento de fornecedores e em uma readequação financeira da instituição. Durante a audiência com o ministro Eliseu Padilha também foi informado ao grupo, de que na próxima semana (28 de junho), em Porto Alegre, será anunciada a liberação de R$ 1.042.442,80, para a Santa Casa de Uruguaiana referente à participação da instituição no programa Gestantes de Alto Risco do Ministério da Saúde e a destinação de uma ambulância para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Já no Ministério da Saúde, a agenda foi cumprida com o secretário-executivo Adeilson Loureiro Cavalcante. Entre os principais assuntos tratados girou em torno de tornar a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana um hospital-escola, através da abertura do sistema de cadastro junto ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação. Cavalcante ressaltou que poderá ser realizada a análise da documentação para que seja realizada uma avaliação técnica da questão. A agenda em Brasília foi toda desenvolvida graças a intervenção do deputado estadual Frederico Antun

Câmara criará Comissão de Revisão Legal Anterior

Câmara criará Comissão de Revisão Legal

Aclan participa da semana de aniversário da Escola Legislativa Próximo

Aclan participa da semana de aniversário da Escola Legislativa

Deixe seu comentário