URUGUAIANA JN PREVISÃO

Habitação

Desenvolvimento na área de habitação é tratado na Câmara

         O tema da 5ª reunião de trabalho de Frente Parlamentar em prol do Desenvolvimento de Uruguaiana foi habitação. O evento aconteceu na última quarta-feira, 11/10, na Câmara Municipal de Uruguaiana e foi presidido pelo presidente, vereador Joalcei Juca Gonçalves (PP), com vereador vice-presidente da Frente, Marcelo Lemos (PDT) e vereadora Marcia Fumagalli (PSB).

    O evento contou com a participação via videoconferência do secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária do RS, Fabricio Guazzelli Peruchin; do secretário Municipal de Habitação e Regularização Fundiária; o secretário Celso Hernandez Duarte e seu adjunto; Luiz Meneses, arquiteto Carlos do Canto; e da Defesa Civil, coordenador, Paulo da Rosa Wolters.

         Durante a reunião, o secretário estatual parabenizou a iniciativa do Poder Legislativo Uruguaianense e tratou das políticas habitacionais implementadas pelo Governo Estadual como o programa a “Casa é Sua” que prevê a construção de 32 casas em Uruguaiana, para moradores do antigo lixão. Também as políticas públicas a serem instituídas pelo RS, como o programa “Nenhuma Casa Sem Banheiro” que terá chamamento público para a participação de novos municípios nos próximos dias e o repasse por unidade sanitária será de R$ 15 mil por unidade; e o “Regulariza Tchê” que visa a inclusão de áreas que não pertencem ao Estado na regularização fundiária.

        O secretário Celso compartilhou informações sobre as atividades em Uruguaiana; incluindo a importância da retomada das obras do Loteamento Olavo Rodrigues, com prazo de entregas das residências até agosto de 2024; da retomada da perfuração de poços para consumo de água; e os processos de regularização fundiária.

       Na oportunidade, o representante da Defesa Civil relatou sua experiência e destacou que 216 casas do Loteamento Olavo Rodrigues serão destinadas às famílias ribeirinhas, enfatizando a importância de um planejamento adequado para evitar que áreas impróprias sejam habitadas novamente.

           Em nome das entidades representativas da construção civil, o profissional explanou sobre a importância do desenvolvimento de projetos, a participação ativa das instituições no planejamento urbanístico de cidade e a criação de banco de materiais para doação, com projeto de lei em trâmite na Câmara.

          Na reunião da Frente Parlamentar, a comunidade teve a oportunidade de se manifestar e fazer perguntas, incluindo questões relacionadas ao saneamento básico, regularização de assentamentos e gestão de águas pluviais.

Caravana Federativa irá aproximar ministros dos municípios Anterior

Caravana Federativa irá aproximar ministros dos municípios

Secretaria de Saúde de Uruguaiana participa de encontro estadual em Santa Maria Próximo

Secretaria de Saúde de Uruguaiana participa de encontro estadual em Santa Maria

Deixe seu comentário