Comdicau
Eleitos os novos conselheiros tutelares
No domingo, 1/10, aconteceu a eleição para o novo Conselheiro Tutelar. Em Uruguaiana, 14 candidatos concorreram a cinco vagas. O mandato é de quatro anos, começando no dia 10 de janeiro de 2024 e se estendendo até nove de janeiro de 2028.
Os cinco candidatos eleitos foram: Carla Delgado Rossini com 575 votos; José Cleverson Teixeira Puss com 454 votos; Gilmar Pereira Figueiredo com 401 votos; Maria Inês dos Santos da Rosa com 335 votos e Claudia Juliana de Borba Dias com 275 votos.
Ficaram como suplentes: Sílvio Renato Peralta com 260 votos; Dener Alberto Medeiros Medina com 254 votos; Dener Alberto Medeiros Medina com 198 votos e Patrícia Minho Carvalho com 184 votos.
Problemas na votação
A votação começou conturbada devido a uma falha nas urnas, o que estava impedindo que muitos eleitores votassem. Ao distribuir as urnas aos pontos de votação, a Justiça Eleitoral trocou os equipamentos e acabou entregando as urnas carregadas com as informações de determinadas seções eleitorais, em outras. Dessa forma, o equipamento não reconhecia os dados do eleitor e não liberava a votação.
O Cartório Eleitoral de Uruguaiana informou que “não foi responsável pela distribuição das urnas eletrônicas para a eleição do Conselho Tutelar. Esclarece que participa da eleição auxiliando a Comissão Eleitoral do Comdicau, apenas emprestando urnas, treinando mesários e configurando os sistemas de votação, dependendo das decisões tomadas pela Comissão Eleitoral, das informações por ela encaminhadas e da conferência de tudo o que o Cartório Eleitoral devolve para avaliação”, é o que destaca Vinicius Machado de Sales, Chefe do Cartório Eleitoral de Uruguaiana.
Em decorrência dos problemas do início da manhã, a votação em Uruguaiana ocorreu até às 19h, em todos os 20 locais de votação. A medida foi tomada após reunião entre a Comissão Especial Eleitoral do 10º Conselho Tutelar de Uruguaiana, Promotoria Especializada da Infância e Juventude e Cartório Eleitoral.
Deixe seu comentário