URUGUAIANA JN PREVISÃO

fronteira oeste

Maher Jaber é eleito presidente da Amfro

Divulgação/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Maher Jaber substituirá Ronnie Mello, que comandou a entidade por dois mandatos.

Na última sexta-feira, 14/4, prefeitos das cidades que compõem a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro) se reuniram em assembleia, em Alegrete, durante o primeiro dia do Festival Estadual da Linguiça, que ocorreu naquele município. O encontro teve como principal pauta a eleição da nova diretoria da entidade, que passará a ser presidida pelo prefeito de Barra do Quaraí, Maher Jaber.

Jaber encabeçou a chapa única, que foi eleita por unanimidade e permanecerá a frente da Amfro até 2024. Ele receberá a presidente da entidade das mãos do prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello (PP) que vem conduzindo a Amfro por dois mandatos. A posse oficial de Maher Jaber como presidente da Associação está marcada para a próxima quinta-feira, 20/4, durante reunião do Consorcio de Desenvolvimento do Pampa, na cidade de Quaraí.

“É um desafio importante que temos agora, de representar os interesses e demandas de toda nossa região. Uma grande responsabilidade”, disse Jaber ao CIDADE.

O novo presidente diz que está otimista com sua gestão e destacou ainda o nome de sua vice-presidente, Adriane Schramm, prefeita de Maçambará. “Esmos muito otimistas. Temos boas relações com o governo federal, com o governo do estado, e uma excelente relação interna dentro do grupo da Amfro”, diz ele.

Maher Jaber diz que sua gestão dará continuidade à gestão do prefeito Ronnie Mello, e que também focará em outras importantes demandas da região. “Entre elas a venda da Corsan, visto que a maioria dos municípios ainda possuem serviços da Corsan. Precisamos saber como ficamos com a venda da empresa, que direito temos. Na área da saúde pública vamos focar também nas referências regionais, que são distantes dos municípios daqui e tentar trazê-las para mais próximo. Vamos tratar sobre a construção da nova ponte do Rio Ibicuí, da recuperação da BR-472 nos trechos entre Barra e Uruguaiana, Uruguaiana e Itaqui e Itaqui e São Borja e demandas históricas como a duplicação da BR-290, além de demandas que são pontuais, de cada município, mas que também serão levadas adiante”, adianta.

“É uma satisfação enorme estar representando nossos colegas da fronteira oeste e a expectativa é de buscar investimentos e novas conquistas para a região”, finaliza o presidente eleito.

Amfro

A Associação parte do princípio de que juntos os municípios têm mais força para reivindicar melhorias, atendimento a suas demandas e o cumprimento de promessas que podem beneficiar suas comunidades. Como muitos destas demandas são comuns aos municípios da região, a associação foi criada com o intuito de unir os prefeitos em torno destas demandas.

A Amfro visa tratar dos problemas comuns e cotidianos que preocupam os gestores municipais; trabalhar na busca de soluções desses problemas; atuar na produção de informações que ajudem e protejam os gestores em iniciativas em prol do município, da cidade e sua comunidade; agir nos campos técnico/político em constante ação autônoma própria, na busca de ferramentas e meios para viabilizar a gestão dos prefeitos e prefeitas na consecução de projetos de interesse local ou regional; exercer pressões vindicante sobre autoridades estaduais e federais e demais agentes de assistência e/ou desenvolvimento da área pública ou privada, sempre que seja necessário ou conveniente aos municípios da região; gerar ambientes para os gestores debaterem formas de obter meios para implantar ou melhorar os serviços públicos e as Infraestruturas urbanas e rurais, tanto de interesse regional como local; e motivar ações específicas em prol do Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural.

A Associação dos Municípios da Fronteira Oeste é formada por: Alegrete, Barra do Quaraí, Itacurubi, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, e Uruguaiana.

Leite apresenta aos deputados proposta inicial de reestruturação Anterior

Leite apresenta aos deputados proposta inicial de reestruturação

PL obriga estabelecimentos a implantar medidas de proteção às mulheres Próximo

PL obriga estabelecimentos a implantar medidas de proteção às mulheres

Deixe seu comentário