URUGUAIANA JN PREVISÃO

Prefeitura adota turno único em parte das secretarias

imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O turno único ocorre de segundas às sextas-feiras, no horário compreendido das 8h às 14h, com atendimento ao público inclusive.

Desde a segunda-feira, 5/6, a Prefeitura de Uruguaiana adotou turno único em algumas das secretarias municipais. De acordo com o Executivo, a ação busca reduzir e controlar despesas.

O expediente em turno único, das 8h às 14h, está de volta para as secretarias municipais de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Educação, Planejamento Estratégico, Cultura, Fazenda, Habitação e Regularização Fundiária, Desenvolvimento Social, Secretaria de Transporte, e Secretaria de Administração.

Não estão incluídos no decreto a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes); Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural (Semiur).

Também deverão manter turnos e escalas previamente estabelecidas a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Sestra) e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transportes.

Os titulares das secretarias deverão também adotar, por necessidade de serviço e quando necessário, sistema de plantões e escalas, objetivando não interromper as atividades consideradas essenciais.

Economia

A medida é uma das adotadas visando economizar. Outras, como redução de horas extras e de diárias também já haviam sido adotadas pelo município anteriormente.

O decreto municipal ressalta que se mantém o estado de emergência financeira, definindo desta forma a necessidade de adoção de medidas que resultem em queda de despesa, visando a adequação à realidade econômica do município.

Também leva em consideração o decreto, que em oportunidades anteriores, a medida alcançou seu objetivo sem acarretar problemas de atendimento ao público que se manteve satisfatório no decorrer do período em que funcionou o sistema de turno único.

Na última semana, o Poder Executivo apresentou à Câmara de Vereadores a prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre fiscal de 2023. Apesar de ter arrecadado mais do que o previsto para o período, que compreende os meses de janeiro, fevereiro, março e abril, o município encerrou o quadrimestre com déficit primário de R$ 309.411,20. Ou seja, as receitas primárias foram insuficientes para suportar integralmente as despesas primárias.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento Estratégico, Carlos Prudêncio, a situação ocorreu porque neste período o município pagou restos a pagar de exercícios fiscais anteriores, totalizando R$ 21 milhões.

Câmara aprova MP que recria Minha Casa Minha Vida Anterior

Câmara aprova MP que recria Minha Casa Minha Vida

Senado aprova MP do Bolsa Família com adicional do auxílio gás Próximo

Senado aprova MP do Bolsa Família com adicional do auxílio gás

Deixe seu comentário