eleições 2022
Segundo turno registra maior agilidade na votação
As votações do 2º turno das eleições de 2022 ganharam mais agilidade no processo eleitoral. Os eleitores que compareceram hoje, 30/10, as urnas na cidade não enfrentaram longas filas nas sessões eleitorais como no 1º turno.
Na escola Dom Hermeto, a presidente de mesa Maria Helena Guimarães - mesária há 20 anos - alertou que a principal demora no processo de votação neste 2º turno está relacionada a leitura dos dados na biometria: "São quatro tentativas até a leitura sair corretamente. O que acaba ocasionando a demora na liberação da urna para a votação". Apesar das tentativas de leitura da biometria, o período de tempo para o eleitor votar não passou de dez minutos.
A eleitora Fernanda Martins acredita que a redução nas filas está relacionada com a quantidade de candidatos no segundo turno "ter menos pessoas para votar, ajudou a ser mais rápido." Fernanda estava acompanhada da mãe, Palmira Martins, de 67 anos, que também comentou da diminuição do tempo de espera para votar.
Na escola Dr. João Fagundes, um pouco antes da abertura dos portões para o início das eleições já havia quinze pessoas na fila, a maioria eram pessoas idosas segundo a administradora do prédio, Carmem Blanco. A maior movimentação começou a partir das 11 horas da manhã na escola, que não havia registrado nenhuma intercorrência com as urnas ou mesmo crime eleitoral até o momento.
No Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls, a mesária Fernanda Rocha informou que até meio dia e meio, metade dos eleitores da sessão já havia votado. "Votaram 180 eleitores até o momento, ao todo são 360 na minha sessão." Nos três locais de votação a presença do público eleitor idoso foi expressiva.
Deixe seu comentário