URUGUAIANA JN PREVISÃO

Eleições

TSE propõe regras sobre fake news em 2024

Autor desconhecido/Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - As notícias falsas serão combatidas nas próximas eleições.

Na última semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou as minutas das resoluções que guiarão as eleições de 2024. Entre as propostas, que serão submetidas a audiências públicas no final de janeiro, a Corte prevê regras para o uso de inteligência artificial na propaganda eleitoral e para a transmissão de lives eleitorais dentro da residência oficial de chefes do Executivo.

O uso de qualquer conteúdo fabricado ou manipulado na propaganda eleitoral deve ser identificado por 'informação explícita e destacada', além de informar o tipo de tecnologia empregada. Em caso de descumprimento, a pena aplicada pode ser de dois meses a um ano de prisão ou pagamento de multa.

Em caso de veiculação de fake news sobre as eleições na propaganda eleitoral, a minuta prevê que os juízes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) deverão respeitar as decisões do TSE sobre o tema e remover os conteúdos idênticos aos que já tenham sido excluídos por determinação da Corte eleitoral.

Audiências públicas

A primeira audiência, marcada para o dia 23 de janeiro, vai discutir resoluções a respeito de pesquisas eleitorais e fiscalização dos sistemas da urna. O dia 24 será reservado para debates sobre o registro de candidatura, o fundo eleitoral e prestação de contas. No último dia, em 25 de janeiro, os temas serão propaganda e ilícitos eleitorais.

O formulário para receber sugestões de ajustes e inscrições de quem quiser falar durante as audiências foi aberto hoje e ficará disponível até o dia 19 de janeiro no portal do TSE. Qualquer pessoa, instituição, partido político e associação profissional ou acadêmica pode contribuir.

Prefeitura deve realizar novo processo seletivo para estagiários Anterior

Prefeitura deve realizar novo processo seletivo para estagiários

Ronnie Mello deve ser o novo presidente do Codepampa Próximo

Ronnie Mello deve ser o novo presidente do Codepampa

Deixe seu comentário