Uruguaiana participa de Caravana do Governo Federal
A Caravana Federativa teve início no Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira, 19/10, reunindo representantes do governo federal no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. O evento segue até está sexta-feira, 20/10. O principal objetivo da Caravana é estabelecer uma comunicação mais eficaz com os municípios e ampliar o acesso aos serviços do governo federal. Os secretários de Planejamento, Carlos Prudêncio, de Saúde, Diego Cantori e de Assistência Social, Soraya Salomão representam Uruguaiana no evento que tem mais de dois mil inscritos.
A comitiva é composta por representantes de mais de 30 ministérios, autarquias e bancos públicos, que trabalham em conjunto para fornecer assistência aos municípios.
O secretário especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, afirmou que a Caravana é um momento único, ressaltando que problemas antigos dos municípios estão sendo resolvidos durante as edições. Ceciliano também lembrou que mais de três mil e duzentos municípios já foram atendidos na Secretaria de Assuntos Federativos.
Na sua fala, o vice-governador Gabriel Souza (MDB) destacou a queda da arrecadação tributária e a votação da Reforma Tributária. "A alíquota caiu de 25% para 17%. Naturalmente, isso é extremamente saudável, somos todos favoráveis à diminuição da carga tributária para que o cidadão, a cidadã, pague menos impostos, mas ao mesmo tempo também se observa uma severa preocupação referente às contas públicas dos entes subnacionais. Percebam que essa queda de arrecadação significou 3 bilhões de reais a menos para o estado do Rio Grande do Sul. Portanto, é um tempo de, realmente, falar muito sobre o futuro das questões de divisão tributária no Brasil, e o momento não poderia ser mais apropriado do que esse. Visto que o Senado Federal discute agora a reforma tributária", finalizou.
Presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Luciano Orsi, falou sobre as dificuldades que os prefeitos e representantes dos municípios passam para chegar até Brasília e que a Caravana Federativa é um facilitador para o encaminhamento das soluções. Ele destacou a "sensibilidade do governo Federal de trazer todas as equipes que podem destravar as questões municipais". Orsi também lembrou dos municípios atingidos pelos acontecimentos climáticos no Estado e que a presença dos ministérios no RS pode agilizar a questão da liberação do recurso Federal para a reconstrução das cidades.
Deixe seu comentário