Uruguaiana participa de inauguração em São Borja
O município de São Borja, distante 180 km de Uruguaiana, inaugurou nesta sexta-feira, 20/10, seu aterro sanitário. Para comemorar a conquista de uma solução para uma das principais demandas nos municípios na região, o prefeito Eduardo Bonotto (PP) recebeu representantes das cidades da região. O prefeito de Uruguaiana (PP), Ronnie Mello, estveve presente acompanhado dos secretários Maikol Goulart (Meio Ambiente) e Paulo Fossari (Governo) e dos vereadores Joalcei ‘Juca’ Gonçalves, presidente do Parlamento, e Carlos Delgado, líder do Governo na Câmara.
A instalação do aterro foi fruto de uma luta do prefeito Eduardo Bonotto junto ao Governo do Estado do RS e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A Licença de Operação foi concedida no mês de setembro. A empresa responsável pelo aterro será a PGR. “O aterro sanitário vem para suprir um problema histórico com o lixo em nosso município. Além de contribuir significativamente para a prevenção e desenvolvimento ambiental, significa economia financeira e cuidado com o lado social da nossa comunidade. Parabéns a todos que contribuíram para que essa conquista fosse possível. Nos orgulha muito enquanto Administração Municipal estarmos participando deste momento histórico e que vem para trazer soluções ao nosso município”, pontuou Bonotto.
Durante o evento, o prefeito Ronnie Mello destacou a luta de Uruguaiana neste mesmo sentido e da importância da representatividade dos municípios da fronteira oeste citando o apoio do deputado Frederico Antunes nas conquistas do município e região.
Até então o município de São Borja transportava o lixo para Giruá, distante 250km. O novo aterro sanitário irá facilitar a logística envolvendo a destinação final de resíduos sólidos, representando economia, geração de emprego e renda e desenvolvimento ambiental.
A medida também deve gerar impacto para a região, já que outros municípios - como Uruguaiana - também precisam enviar para fora os seus resíduos. Atualmente, Uruguaiana envia seus resíduos para Santa Maria, a cerca de 380 kg de distância, através de um contrato emergencial.
Deixe seu comentário