governo do estado
Veja como está o primeiro escalão de Eduardo Leite
Com o início do novo governo no Estado, já estão empossados e dando início a seu trabalho os grande parte dos membros do primeiro escalão do governador Eduardo Leite (PSDB). Com a reforma administrativa aprovada pela Assembleia Legislativa ainda no final de 2022, agora o Rio Grande do Sul conta com 27 secretarias, das quais algumas serão comandadas pelos mesmos homens e mulheres do governo anterior, de Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), e outras por novas aquisições. A estrutura mantém pastas que já existiam, outras que foram desmembradas, e anda novas criações.
Dos 27 secretários, apenas um ainda não foi anunciado. Não se sabe quem comandará a Secretaria Estadual de Habitação. Dos 26 já confirmados, oito ainda não foram empossados por razões que vão desde a questões administrativas e familiares. A expectativa é de que a situação se resolva nos próximos dias.
O União Brasil, partido que integra a base aliada, deverá indicar o comandante desta passa e a expectativa era de que fosse anunciado ainda ontem, 4/1, no entanto, até o fechamento desta edição, não havia alteração.
Leite também não formalitozou até o momento o a criação do gabinete concebido para fazer a articulação com os prefeitos, cujo titular deve ter status de secretário. O novo cargo foi oferecido ao PP.
Secretários
A Casa Civil continuará comandada por Artur Lemos Júnior e a Procuradoria Geral do Estado por Eduardo Cunha da Costa. Outras três que continuam no primeiro escalão são Raquel Teixeira na Educação, Tânia Moreira na Comunicação, e Arita Bergmann na Saúde.
A Secretaria de Fazenda será comandada por Pricilla Santana. A Casa Militar ficará a cargo de Luciano Boeira e Sandro Caron se encarrega da Segurança Pública.
Obras Públicas estará aos cuidados de Izabel Matte; Assistência Social aos cuidados de Beto Fantinel; e Logística e Transportes aos cuidados de Juvir Costella
Já Ernani Polo está à frente do Desenvolvimento Econômico, enquanto Ronaldo Santini é o homem do Desenvolvimento Rural; Trabalho e Desenvolvimento Profissional ficou com Gilmar Sossella; e Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação será comandada por Giovani Feltes.
A Secretaria de Cultura passará para a mão de Beatriz Araújo. Parcerias e Concessões será comandada por Pedro Capeluppi. Já Sistemas Penal e Socioeducativo terá como secretário Luiz Henrique Viana. Danrlei de Deus segue com Esporte e Lazer e Marjorie Kauffmann com Meio Ambiente e Infraestrutra. Na Secretaria de Turismo o novo nome é o do progressista Vilson Covatti. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia ficará por conta de Simone Stulp e Desenvolvimento Urbano e Metropolitano aos cuidados de Carlos Rafael Mallmann.
Outro que continua no governo é Cláudio Gastal, na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Justiça, Cidadania e Direitos Humanos ficará aos cuidados de Mateus Wesp e Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade aos cuidados de Lisiane Lemos.
Deixe seu comentário