Investimentos
Vivo inaugura usina solar em Uruguaiana
Divulgação/Vivo imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A operadora Vivo inaugurou nesta segunda-feira, 27/12, em Uruguaiana, sua primeira usina de geração distribuída de energia na Região Sul. Construída em parceria com a empresa SolarGrid, a usina vai injetar energia na rede da companhia de distribuição RGE para suprir o consumo de cerca de 200 unidades consumidoras da Vivo no Rio Grande do Sul, como lojas, escritórios, antenas e equipamentos de transmissão.
A operadora de telecomunicações soma 20 usinas desse tipo no país, mas a de Uruguaiana é a primeira a ser feita no RS. A iniciativa integra a estratégia da empresa para ampliar a produção própria de energia a partir de fontes renováveis.
Para as obras na cidade, a Vivo fez um contrato de 10 MW de energia com a RGE, concessionária de energia em diversos municípios do estado, incluindo Uruguaiana. A empresa SolarGrid foi contratada para realizar a obra.
Segundo Jonatan Straatmann, representante da SolarGrid, ficou a cargo da empresa selecionar o local em que a usina seria construída. De acordo com ele, Uruguaiana foi escolhida pela alta intensidade solar ao longo do ano.
"É facil identificar em mapas solarimétricos que a região de Uruguaiana (o que inclui Alegrete, São Borja, Itaqui, Barra do Quaraí, Quaraí e Manoel Viana) possui maior média anual na intensidade solar dentro da área de abrangência da RGE. Foi um dos principais motivos para a SolarGrid escolher Uruguaiana", afirmou Straatmann.
Além disso, a empresa já tem contratos estabelecidos para a construção de usinas de energia solar em Uruguaiana, o que facilitou a aquisição das documentações necessárias para a obra, como solicitação de alvará e licença ambiental.
A usina inaugurada deve iniciar o funcionamento no final de agosto de 2022 e ficará localizada ao lado da Granja São José, a cinco quilômetros da Barragem Sanchuri.
Mas usinas no futuro
Das 83 usinas do programa planejado pela Vivo que serão distribuídas pelo Brasil, sete serão em solo gaúcho. Desse total, duas serão em Uruguaiana, duas em São Borja e a outra em Barra do Quaraí, também em parceria com a SolarGrid. As outras duas serão construídas e operadas pela empresa Helexia, em São Lourenço do Sul e São Jerônimo. Juntas, vão produzir 48.443 MWh/ ano e atender 1,7 mil unidades consumidoras da Vivo no estado.
Desde 2019, a Vivo usa energia 100% renovável em suas operações. A empresa ainda adquire certificados de energia, os I-RECs (International Renewable Energy Certificates) de fonte eólica para o restante do consumo. O uso de energia renovável contribuiu para que a empresa reduzisse em 70% as suas emissões de gás carbônico em relação a 2015.
Deixe seu comentário