Santa Casa
Banco de Sangue da Santa Casa está pedindo doações
O Banco de Sangue do Hospital Santa Casa de Uruguaiana está pedindo doações. Embora ainda haja estoque, há preocupação da instituição acerca da baixa, especialmente de tipos sanguíneos mais raros de encontrar, como O-.
De acordo com a instituição, com o aumento no número de casos de coronavírus no município e de hospitalizados por covid-19, houve redução de doações. O serviço faz o processamento de todos os componentes do sangue e registra uma média de 250 transfusões mensais.
O Banco de Sangue segue rígidos protocolos de segurança para coleta e não há risco de contaminação por Coronavírus durante o processo de doação, que é rápido e leva de 20 a 30 minutos (triagem, entrevista, coleta e recuperação). O acesso ao serviço é completamente independente das demais unidades do hospital e, para evitar a aglomeração de pessoas é possível agendar a doação por meio do telefone 3412 6110, ramal 219. As coletas são realizadas das 8h às 13h.
Para doar é necessário estar alimentado e descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior). Não pode ter feito a ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou cigarro nas últimas três horas. De acordo com portaria do Ministério da Saúde, quem esteve em viagem internacional nos últimos 14 dias também está temporariamente inapto. O doador também não pode apresentar sintomas gripais ou estar tomando antibióticos. É preciso ter mais de 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
O doador também não pode ter feito tatuagem ou piercings nos últimos doze meses; estar grávida ou amamentando (até 1 ano após o parto); ter passado por cirurgias recentemente; ou feito vacinas nos últimos dias. Homens podem doar a cada 60 dias (até quatro doações por ano) e mulheres a cada 90 dias (até três doações por ano).
Deixe seu comentário