URUGUAIANA JN PREVISÃO

saúde

Cinco alimentos que ajudam a prevenir o diabetes

Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), atualmente, no Brasil, existem 13 milhões de pessoas convivendo com a doença.

Se trata de doença metabólica e multifatorial, que faz com que o organismo desenvolva defeitos na ação ou secreção da insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. A doença se desenvolve por meio de fatores genéticos, biológicos e ambientais e pode ser classificada como diabetes tipo 1 ou tipo 2.

Ainda de acordo com a SBD, metade dos brasileiros subestimam as consequências mais graves do diabetes. Por exemplo, apenas 42% deles citam as doenças do coração como complicações mais relevantes e só 55% destacam o comprometimento dos rins. A entidade diz que até 40% dos indivíduos com diabetes desenvolvem problemas nos rins. Eles também têm um risco de duas a quatro vezes maior de morrer vítima de doença cardiovascular, como infarto, ou de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Diante deste cenário, os cuidados com a saúde e a prevenção precisam estar presentes no nosso dia.

No caso do diabetes tipo 1, infelizmente não há prevenção, pois, ele é genético e o portador nasce com a doença, ainda que ela não seja percebida de imediato.

No caso do diabetes tipo 2, porém, algumas medidas de prevenção podem ser tomadas, como uma a boa alimentação. O consumo diário de alguns alimentos ajuda a prevenir esse tipo da doença, pois, controlam o nível de glicose no sangue e a baixar o colesterol.

Conheça alguns deles:

Aveia: a quantidade de fibras presente nesse alimento ajuda a manter estável o nível de glicose no sangue

Amendoim: possui baixo índice glicêmico, que ajuda a prevenir a diabetes

Azeite de oliva: possui antioxidantes que ajudam a combater o colesterol e a diabetes

Trigo integral: esse alimento é rico em vitaminas do complexo B e fibra, que previnem o colesterol e melhoram a curva glicêmica da refeição

Soja: é um alimento rico em proteínas, fibras e carboidratos, prevenindo doenças cardiovasculares. Por ter um baixo nível glicêmico, ajuda a prevenir a diabetes também.

Além de comer os alimentos certos é importante seguir algumas orientações gerais como comer de 3 em 3 horas, evitar refeições muito grandes, estar dentro do peso ideal e praticar exercícios regularmente.

RS tem nove casos da subvariante BQ.1 Anterior

RS tem nove casos da subvariante BQ.1

Vacinação para crianças de seis meses começa segunda Próximo

Vacinação para crianças de seis meses começa segunda

Deixe seu comentário