"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
Saúde
Controle do tabagismo é prioridade municipal
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Domingo, 29/8, foi o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data tem como objetivo destacar ações de mobilização e de sensibilização da população no combate aos danos causados pelo consumo de tabaco. Em Uruguaiana, há o Programa Municipal de Controle do Tabagismo, o qual funciona desde 2017.
Atualmente, são 50 pacientes atendidos nas farmácias básicas do bairro Hípica e Tabajara Brites e na Farmácia de Medicamentos Estratégicos. O atendimento também será feito através da farmácia do posto da União das Vilas, inaugurada nesta sexta-feira. A Farmácia Itinerante também atende esses pacientes, junto à equipe de saúde do interior.
O Programa Municipal de Controle do Tabagismo prevê a realização de reuniões em grupos terapêuticos. O acompanhamento dos usuários do Programa, nesse período, consiste em visitas mensais ao setor de Tisiologia na Secretaria Municipal de Saúde, onde os pacientes passam por avaliação clínica, farmacêutica e, se necessário, avaliação médica. O tratamento ocorre durante 90 dias e segue às normas estabelecidas pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo, que é desenvolvido pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Para a responsável pelo Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Raqueli Bittencourt, as iniciativas de controle do consumo de tabaco são importantes devido ao cigarro ser um dos maiores agravos à saúde e um dos vícios mais difíceis de ser superado. "A gente tem pacientes usuários de outras drogas, pacientes alcoolistas e que param de usar drogas e que param de beber, mas a dificuldade pra parar de fumar cigarros é muito grande. Por causa do poder de dependência da nicotina e de todos os outros derivados de substâncias químicas que estão presentes no cigarro", explica Raqueli. Segundo o INCA, o tabagismo é uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental.
Deixe seu comentário