Hospital Santa Casa recebe dez camas para UTI Covid
O Hospital Santa Casa recebeu dez novas camas hospitalares, que serão destinadas a Unidade de Terapia Intensiva para tratamento de pacientes com suspeita/diagnóstico de infecção pelo coronavírus, a UTI Covid.
As camas fazem parte dos dez leitos com os quais o Hospital Santa Casa foi contemplado em abril desse ano, a partir de um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério Público Estadual. Apesar de o documento ter sido assinado no dia sete de abril, e de a verba ter sido repassada ao Estado imediatamente, os leitos estão sendo repassados aos hospitais aos poucos: para Uruguaiana, primeiro foram entregues dez ventiladores mecânicos, na sequencia dez monitores multiparametro, e agora as camas.
Para aquisição dos leitos, o Ministério Público repassou ao governo do Estado de R$ 4,95 milhões oriundos do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL). A verba vem principalmente de multas e Termos de Ajustamento de Conduta (TAC). O fundo é gerenciado pelo Ministério Público e por meio de um conselho gestor composto por onze órgãos. A partir da assinatura.
Além da Santa Casa de Uruguaiana, foram beneficiados o Hospital Santo Ângelo (cinco camas), Hospital Auxiliadora de Rosário do Sul (cinco), Hospital São Carlos de Farroupilha (dez), e Hospital Regional de Santa Maria (dez). As camas são específicas para utilização em leitos de terapia intensiva para covid-19.
A gestora administrativa do Hospital Santa Casa, enfermeira Thaís Aramburu, agradeceu ao governo do Estado, mas também ao promotor de Justiça Diego Correa de Barros. "Gostaria de louvar e agradecer a dedicação e resiliência do nosso promotor, Dr. Diego Barros, primeiro, em conseguir verbas e depois, em cobrar o envio de dez respiradores mecânicos, dez monitores e, agora, dez camas hospitalares para a UTI-covid-19 de nossa Santa Casa", disse ela.
Deixe seu comentário