Vacina da covid-19
Imunossuprimidos receberão quarta dose
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Ministério da Saúde anunciou na segunda-feira, 20/12, que pacientes imunossuprimidos poderão receber a quarta dose da vacina contra a covid-19. A medida aumenta a proteção de pessoas que passam por hemodiálise, possuem HIV ou estejam em quimioterapia para o câncer.
O objetivo é aumentar a resposta imunológica das pessoas que possuem menor atividade do sistema imunológico devido às doenças existentes ou de determinados medicamentos de uso contínuo. Para receber a quarta dose, o paciente, maior de 18 anos, precisará esperar pelo menos quatro meses desde a última dose.
Segundo a nota do Ministério da Saúde, as pessoas que podem se vacinar são aquelas que possuem imunodeficiência primária grave; estão em quimioterapia para câncer; são transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH), com uso de medicamentos imunossupressores; portadores de HIV/AIDS; portadores de doenças auto inflamatórias e de doenças intestinais inflamatórias. Integram a lista pessoas que fazem uso de determinados corticoides e de alguns medicamentos que alteram a resposta imune; pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Deixe seu comentário