URUGUAIANA JN PREVISÃO

Estação das Flores

Médico ensina como amenizar alergias na primavera

Gabriela Barcellos/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Com a chegada da estação das flores, os cuidados com pessoas que sofrem de alergia precisam ser redobrados. Apesar da beleza da estação, nesta época se intensificam os casos de alergias respiratórias. Quem sofre de rinite alérgica, por exemplo, costuma espirrar mais vezes durante o dia e apresentar mais coriza e coceira no nariz.

O médico Fhelipe Monteiro de Aquim conta que o inverno e a primavera são as piores estações para os alérgicos. Apesar de ser uma estação esperada por muitas pessoas por trazer temperaturas amenas e dias ensolarados como prévia para o verão, a primavera se torna um problema pelo fato de que as flores liberam o pólen ao desabrochar e ele se espalha gradativamente pelo ar.

Outros dois fatores como tempo seco e umidade excessiva, ambos contribuem para os problemas alérgicos. Segundo Aquim, os sintomas alérgicos são compostos por espirros; coriza; tosse seca; olhos vermelhos ou lacrimejando; coceira nos olhos e no nariz; dificuldade para respirar e crises de asma.

Para evitar que as alergias tomem conta, alguns fatores são importantes e, conforme o médico são fáceis de realizar como evitar contato com a poeira; evitar contato diário com animais que soltam muito pelo; usar perfumes com aromas fortes; evitar contato com produtos de limpeza com odores marcantes; deixar as portas e janelas sempre bem arejadas. A circulação do ar é muito importante para evitar o acúmulo de impurezas no local.

Além disso, evitar cobertas que possam acumular ácaros e pelos. Outro ponto que é recomendado é que a vassoura seja trocada por um pano úmido ou aspirador de pó. Essa medida é importante porque o uso de vassoura pode espalhar a poeira.

O médico alega que pequenas mudanças fazem a diferença para quem sofre de problemas alérgicos. "Gosto sempre de ressaltar que quando os sintomas alérgicos aparecem, é preciso buscar orientação médica. Nunca se automedique, pois isso vai mascarar e fortalecer para que você possa ter algo mais grave", informa.

Apesar de não haver cura para as alergias respiratórias, existem tratamentos capazes de amenizar o problema. Aquim ainda ressalta que somente um médico pode receitar medicamentos para pessoas alérgicas.


Uruguaiana terá vacinação pediátrica a partir de segunda Anterior

Uruguaiana terá vacinação pediátrica a partir de segunda

Dia D tem exames e atendimentos gratuitos Próximo

Dia D tem exames e atendimentos gratuitos

Deixe seu comentário