Secretaria de Saúde
Município traça estratégia de vacinação contra a covid
Uma reunião nesta quarta-feira, 13/1, tratou sobre o plano de vacinação contra a covid 19. O encontro ocorreu na Secretaria de Saúde (SMS), com a presença do prefeito Ronnie Mello (PP), da secretária e gestora do Hospital Santa Casa, enfermeira Thaís Aramburu, do secretário adjunto, médico José Luiz Saldanha, e da equipe da Epidemiologia.
"O grupo trabalha para que a Secretaria possa realizar a atividade de forma eficiente e dentro dos padrões elencados pelo Ministério da Saúde. Assim que o município começar a receber as doses da vacina, a estrutura logística já deverá estar pronta, bem como estarão preparadas as equipes responsáveis pela imunização", disse Ronnie.
Thaís lembra que o Ministério da Saúde ainda não informou os municípios sobre as possíveis datas para a chegada do material, mas que se faz necessário o preparo prévio - tal como ocorreu no HSCU desde o início do ano passado. "A Secretaria já está organizada e entre as prioridades está o atendimento domiciliar aos que não tiverem condições de ir ao posto de saúde receber a vacina", disse.
Toda a estrutura do setor de saúde estará mobilizada e voltada à vacinação a partir da chegada da vacina. "Esperamos que a execução do trabalho ocorra dentro da normalidade, conforme a chegada das doses da vacina à Uruguaiana. O papel da imprensa será fundamental para que a comunidade receba as informações sobre a programação que teremos daqui para frente", disse o Prefeito.
Grupo prioritário
Na tarde desta quarta-feira, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) realizou virtualmente uma reunião entre os prefeitos para falar da vacinação. Um dos assuntos na pauta tratou da elaboração de um plano para que os profissionais da Educação possam ser incluídos aos grupos prioritários assim que a vacinação tenha início. "Não temos como cumprir o calendário e ter uma sequência de aula presencial sem os mesmos serem vacinados", disse Ronnie Mello durante o encontro. "Esses profissionais também devem ser integrados aos grupos prioritários, assim como já estão definidos os servidores da área da saúde e idosos", concluiu.
Deixe seu comentário