1º de dezembro
Prefeitura prepara campanha de prevenção contra a Aids
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará no dia 1º de dezembro o lançamento da Campanha do Dezembro Vermelho para incentivar a população do município a incorporar o teste de detecção do vírus da imunodeficiência humana (HIV) como rotina de saúde, das 9h às 15h.
O objetivo da campanha de 2022 é ampliar o acesso ao diagnóstico, estimulando a testagem para detecção do vírus HIV como rotina da saúde da população sexualmente ativa. Além disso, a ação é uma retomada nos cuidados relacionados às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), principalmente a testagem, afetada diretamente com uma significativa redução no período da pandemia.
A Campanha Dezembro Vermelho é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids, reforçando na população a importância da Prevenção Combinada. Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro, reiteramos a importância das ações de prevenção e promoção nos territórios incentivando o diagnóstico precoce através do Teste Rápido.
Cronograma
Na próxima quinta-feira, 1/12, a Carreta da Saúde da SMS estará na Praça Barão do Rio Branco das 9h às 15h realizando testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Além disso, terá a distribuição de preservativos e material informativo sobre HIV/Aids e a presença de profissionais da área da Saúde e universitários, fornecendo orientações e informações para população em geral em rodas de conversa.
Do dia primeiro ao dia 9 de dezembro, acontecerão atividades como rodas de conversa e oficinas nas escolas integrantes do Programa Saúde na Escola (PSE). No dia 2 terá a Campanha de Testagem Rápida para os conscritos do 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (22º GAC AP) com rodas de Conversa e distribuição de preservativos.
No dia 3 de dezembro será o Dia D do Dezembro Laranja e Vermelho com atividades de conscientização câncer de pele, HIV/Aids e IST e oferta de testes rápidos e exames de prevenção do câncer de pele na Policlínica Municipal - Secretaria de Saúde das 8h às 12h. No dia 6, ocorrerão campanhas de testagem rápida em universitários da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Já no dia 7, o Programa Municipal IST/AIDS participará da Tribuna Livre da Câmara dos Vereadores a convite da vereadora Zulma Ancinello.
Durante todo o mês de dezembro, serão ofertadas a testagem rápida, distribuídos preservativos em todas as Estratégias da Saúde da Família (ESFs); policlínica; Consultório na Rua, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Caps AD, Saúde Mental, Saúde da Mulher no município. A oferta de testes rápidos ocorrem durante todo o ano na rotina das ESFs do município.
Dezembro Vermelho
O Dezembro Vermelho, marca uma grande mobilização mundial na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas vivendo com o HIV. Uruguaiana encontra-se entre os 15 municípios gaúchos que, juntos, concentram 70% das notificações de casos no Rio Grande do Sul e são considerados prioritários para enfrentamento à doença no Estado.
Deixe seu comentário