Internação clínica
Santa Casa reabrirá pediatria nesta terça-feira
O Hospital Santa Casa de Uruguaiana informou, por meio de nota, na noite desta segunda-feira, 11/7, que a reabrirá o serviço de internação clínica pediátrica a partir das 8h desta terça-feira, 12/7. Estas internações estão suspensas desde a quinta-feira, 7/7, por falta de médicos para compor a escala.
De acordo com o HSCU, a retomada do serviço será possível após uma nova reunião entre a administração da instituição, médicos pediatras e clínicos, no início da noite. Nela, foi estabelecida uma escala contingencial de profissionais, que passará a atuar na unidade, com responsabilidade técnica da médica pediatra Carla Argemi.
Suspensão
A suspensão das internações na unidade clínica pediátrica se deu pela falta de médicos desta especialidade para atuar no serviço. De acordo com a instituição, foram meses de negociações e tentativas, inclusive, de contratar profissionais de outros municípios, mas sem sucesso. Após uma audiência no Ministério Público na última quinta-feira, apenas uma médica se dispôs a permanecer no serviço. Outros profissionais não ingressaram na unidade porque já atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários (Ucinco) e, portanto, não possuem disponibilidade de horário. Outros não tiveram interesse em atuar na unidade clínica, mesmo com a oferta do HSCU de aumento no valor pago pela hora plantão aos profissionais.
Atendimentos foram mantidos
Durante o período de suspensão das internações, não houve desassistência às crianças que necessitaram de atendimento médico. O pronto socorro - como de praxe - atendeu a esta demanda e, nos casos de pacientes que necessitaram de internação, estes foram acolhidos e tratados pela equipe multiprofissional da unidade, além de cadastrados no sistema de gerenciamento de internações do Estado (Gerint) para que fossem transferidos para outros municípios.
Unidades intensivas
Durante o período de suspensão das internações clinicas, a UTI Neonatal e a Ucinco seguiram operando plenamente. O atendimento e hospitalizações para estes pacientes é assegurado por uma equipe de oito pediatras, que se revezam em regime de plantão.
Na A UTI Neonatal são tratados prematuros e de bebês que apresentam algum tipo de problema ao nascer. Já a Ucinco presta serviços voltados para os cuidados e atendimentos intermediários aos recém-nascidos considerados de médio risco e que precisam de uma atenção contínua após o nascimento, porém com quadros menos complexos do que os atendidos na UTI Neonatal e que recebe também os pacientes egressos da Uti e os prepara para alta hospitalar.
Deixe seu comentário