URUGUAIANA JN PREVISÃO

DISTANCIAMENTO

Uruguaiana se mantem em bandeira laranja

O modelo de Distanciamento Controlado chegou à 19º rodada. Conforme a última atualização do mapa preliminar do Distanciamento Controlado divulgado na tarde de sexta-feira 11/9, Uruguaiana se mantem em bandeira laranja. Portanto, não deverá haver recurso ao governo do estado e o grau de restrição continua o mesmo adotado ao longo desta semana.

Atualmente o Estado completa seis meses desde que surgiu o primeiro caso de coronavírus. Sete regiões estão em bandeira vermelha e 14 regiões estão em bandeira laranja. Porto Alegre, Erechim e Palmeira das Missões, que já estavam em bandeira vermelha e se mantiveram nesta rodada, Santa Maria, Guaíba, Passo Fundo e Caxias do Sul se somaram completando as sete regiões classificadas em vermelho neste mapa preliminar e demonstram piorar na última semana.

Em todo o Rio Grande do Sul, houve queda em alguns indicadores, como hospitalizações (-7%) e internados em leitos clínicos (-14%). Ocorreu também estabilização no número de leitos livres. Isso aconteceu devido, ao aumento dos pacientes internados por outros motivos, a razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19 apresentou leve queda, mantendo-se abaixo de um leito livre para cada ocupado, o que exige cautela para não permitir novas acelerações no número de internações pela doença no Estado.

Conforme o mapa preliminar da 19ª rodada, dos 497 municípios, 253 estão classificados em bandeira vermelha, somando 5.753.746 habitantes, ou seja, 50,8% da população gaúcha (total de 11.329.605 habitantes). Destes, 115 municípios, podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem com os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias.

Vale ressaltar que chamou a atenção da equipe que monitora o modelo um forte crescimento nas hospitalizações por Covid-19 em pelos menos seis regiões: Santa Maria 117,4%, Santa Rosa 85,7%, Cachoeira do Sul 50%, Bagé 37,5%, Guaíba 21,9% e Santo Ângelo 20,7%.

No esforço para ampliar a capacidade de leitos instalados, o governo do Estado conseguiu dobrar o total disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, já há 1.856 unidades habilitadas, no início da pandemia, eram um total de 933 leitos. Diante da estabilidade de ocupação por Covid-19 nos últimos dias, se percebe agora que a ocupação dos pacientes em UTI são por outras razões, Ou seja, não se descarta que há possibilidade de haver redução de leitos livres de UTI mesmo que a pandemia se mostre estável.

Os valores em destaque da 19º rodada no Rio Grande do Sul é o número de novos registros de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de confirmados Covid-19 que reduziu 7% entre as duas últimas semanas. No entanto o número de internados em leitos clínicos com Covid-19 no RS reduziu 14% entre as duas últimas quintas-feiras, e os internados em leitos de UTI com Covid-19 no RS ficou praticamente estável. Já os leitos de UTI adulto livres para atender Covid-19 no RS reduziu 3%. Por outro lado o número de casos ativos aumentou 3% entre as duas últimas semanas de 9.799 pessoas passou para 10.066. O número de óbitos por Covid-19 aumentou 7% entre as duas últimas quintas-feiras de 317 passou para 340 óbitos.

As regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (278), Caxias do Sul (117), Passo Fundo (92), Canoas (84) e Novo Hamburgo (52).

Em comparação entre 13 de agosto até o dia 10 de setembro o número de novos registros de hospitalizações confirmados Covid-19 reduziu 11% no período, passou de 1.126 para 997. O número de pacientes internados em UTI por SRAG reduziu 4%. Enquanto número de internados em leitos clínicos com Covid-19 no RS reduziu consideravelmente no total de 17%. Já os casos ativos aumentou 135% no período, de 7.469 pessoas passou para 10.066 pessoas. Em relação aos óbitos por Covid-19 acumulados em sete dias reduziu 4% durante o período.


Uruguaiana registra o 13º óbito Anterior

Uruguaiana registra o 13º óbito

Lançadas ações de prevenção ao suicídio Próximo

Lançadas ações de prevenção ao suicídio

Deixe seu comentário