URUGUAIANA JN PREVISÃO

Marisele Pereira Velasques

Minutos de atenção

A televisão, o celular, a escola, os amigos da rua e aqueles nas redes sociais, estão dedicando atenção ao seu filho. E você? Quanto tempo real tem dado a ele? Não adianta responder que ao chegar do trabalho, porque sabemos que muitas pessoas ainda continuam realizando outras tarefas, até mesmo domésticas como preparar o jantar. Tempo real significa observar, olhar, ouvir e falar. Perguntar como foi o dia, tentar entender seus interesses e procurar conhecer quem são seus amigos.

O mundo tem sido encantador nas redes sociais, hoje em dia muitas pessoas enriquecem mostrando sua rotina, dando sua opinião, expondo seus corpos ou apenas dançando, e ficam influenciando nossas crianças e jovens muitas vezes com valores avessos a tudo o que a família quer ensinar. As escolas com seus conteúdos pré estabelecidos também influenciam na formação do estudante, e assim fontes diversas de informações vão chegando na vida daqueles que mais amamos, e se não houver um acompanhamento efetivo de tantas novidades diárias podemos acabar desconhecendo nossos filhos.

Por isso, o diálogo e minutos do nosso corrido dia são importantes para estarmos com eles. Limite o tempo da internet no quarto, faça as refeições à mesa, desligue a televisão e o celular principalmente nessas horas. Ouça os maiores e brinque com os pequenos. Olhe o caderno, elogie e cobre quando necessário, mas só se estiver presente na vida do filho que essa cobrança fará sentido. Não terceirize a educação, sabemos que existem muitos profissionais prontos para ajudar a cuidar e formar intelectualmente sua criança ou adolescente, mas as pessoas mais importantes nesse processo devem ser os familiares. O melhor lugar, a casa e os melhores amigos o pai e a mãe. 

Pluralidade Anterior

Pluralidade

Desconstrução Próximo

Desconstrução

Deixe seu comentário