URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo

A mudança que nada muda

Senado
O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), 44 anos, foi eleito presidente do Senado. Conquistou 57 votos. Simone Tebet (MDB-MS), 55 anos, sua adversária, teve 21 votos. Pacheco teve o apoio de Davi Alcolumbre (DEM-AP), que comandou a campanha e articulou votos, desde que teve a própria candidatura à reeleição barrada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Também teve o apoio do presidente Bolsonaro que chegou a prometer a Alcolumbre uma vaga na Esplanada em 2021. Pacheco é formado em direito e está no 1º mandato no Senado. Antes, foi deputado federal. Era o predileto entre os colegas para assumir a cargo e teve apoio até do PT. O DEM continua com o comando do Congresso Nacional.

Câmara Federal

O deputado Arthur Lira (PP-AL), também apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, venceu a disputa pela Presidência da Câmara, derrotando seu colega Baleia Rossi (MDB-SP), que recebeu 145 votos. O mandato é de dois anos. Ao todo, 503 deputados votaram. Lira recebeu 302 votos. O novo presidente da Câmara é deputado federal em terceiro mandato, integra o PP desde 2009 e é o líder do partido na Câmara desde fevereiro de 2019. Arthur Lira é também o principal representante do chamado Centrão, grupo de parlamentares sem convicções ideológicas que costuma prestar seu apoio a diferentes governos. O deputado já esteve na base de apoio dos governos de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB).

Inativos
Por distorções legais, o Rio Grande do Sul a partir do dia 7 de fevereiro terá 507 coronéis da Brigada Militar na reserva, ganhando o teto salarial, e apenas 26 na ativa. Por completarem 35 anos de serviço, os coronéis entram na chamada "expulsória", uma aposentadoria compulsória, deixando a instituição no auge de sua capacidade de trabalho. Estes novos aposentados ocupam funções de comando e para estes postos, outros deverão ser promovidos, no máximo em dois meses. O tempo para aposentadoria destes senhores começa a contar a partir do ingresso no curso de formação. Assim, a média de idade dos oficiais que vão para reserva no dia 07/02 é de apenas 52 anos (serão oito coronéis e pelo menos cinco tenentes-coronéis). Na Polícia Civil,  por exemplo, a idade mínima para se aposentar é 55 anos, o que também é um escárnio. A compulsória para delegados vem aos 75 anos de idade, como para qualquer outro servidor civil. No Exército, um general só chega ao topo depois dos 60 anos. A informação é da jornalista Rosane Oliveira. Em tempo: ninguém se habilita para mudar esta legislação?  

Nordeste
O Piauí deverá formar o primeiro núcleo oficial de Criadores de Cavalos Crioulos no Nordeste brasileiro, capitaneado por Alberto Alencar e Leonardo Bueno da Costa.

Rombo
A Secretaria do Tesouro Nacional informou que o rombo nas contas do Governo Federal em 2020 bateu o recorde de R$ 743,08 bilhões. Os pagamentos do auxílio emergencial correspondem quase a metade das despesas com a pandemia que somaram R$ 539,6 bilhões.  

Carnaval
Quem poderia imaginar o Brasil passar um ano sem Carnaval. A pandemia provocou o cancelamento deste evento em todo país. Algo inimaginável!

Enio Lindenbaum
Morreu, na tarde da última sexta-feira, dia 29/01, em Porto Alegre, o publicitário Enio Lindenbaum, 67 anos. Natural do Rio de Janeiro, onde nasceu em 1º. de outubro de 1953, mas teve a maior parte da sua trajetória profissional desenvolvida no Rio Grande do Sul. Ele lutava há cerca de 20 anos contra problemas ocasionados pela diabetes e pelo coração. O profissional sofreu um infarto às 13h43min, enquanto fazia um procedimento no Hospital Moinhos de Vento. Enio veio de uma família que detinha a direção do extinto jornal A Última Hora, fundado pelo tio Samuel Wainer. Em 1985 comprou a produtora Sabiá e, em 1991 fundou a Zeppelin Filmes. Em Porto Alegre, integrou a equipe da Cooperativa dos Jornalistas da Capital (Coojornal), passou pelos bancos Maisonnave, Meridional e Sul Brasileiro, além de ter atuado por um ano na rádio Farroupilha, do Grupo RBS. Enio Arão Lindenbaum foi casado com a jornalista Isara Marques, com quem teve duas filhas, Luzia e Laura Marques. (Fonte: site coletiva.net) P.S. Tive o prazer de conhecer o Enio por meio do publicitário Sérgio Jagger Junior. Um homem inteligente, culto, generoso, dotado de um bom humor e simpatia que encantava e cativava todos com seus vastos conhecimentos. Tenho certeza que seu espírito de luz e sabedoria encantará os céus com sua chegada.

Oráculo
"Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso". - Bertold Brecht (1898-1956), dramaturgo alemão.

Selito, um semeador de ideias Anterior

Selito, um semeador de ideias

Supremo contesta Bolsonaro Próximo

Supremo contesta Bolsonaro

Deixe seu comentário