URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo Junior

Leonel Brizola

Neste dia 22 de janeiro, o engenheiro Leonel Brizola, nascido no interior da cidade de Carazinho, completaria 100 anos de idade. Ele faleceu  aos 82 anos, no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 2004. Foi deputado estadual, prefeito de Porto Alegre e deputado federal pelo RS e pelo extinto estado da Guanabara.  Gostem dele ou não, o cidadão Leonel de Moura Brizola deixou valiosa contribuição na política nacional. De origem humilde, perdeu o pai ainda pequeno, tendo que enfrentar as diversidades da vida e, pelo estudo e trabalho, este engenheiro civil tornou-se um personagem da história nacional. Único político eleito pelo voto e ungido pela soberania das urnas para governar dois estados da federação: Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, por duas vezes. Na primeira, ia ser roubado no pleito, mas denunciou o esquema Proconsult, saindo-se vitorioso. Liderou um movimento civil denominado Campanha da Legalidade em prol da posse do vice-presidente João Goulart na Presidência da República, após a renúncia do tresloucado Jânio Quadros, cumprindo a Constituição e conseguindo adiar o Golpe Militar. Com estilo marcante, posições firmes e outras controvertidas, Brizola foi um defensor intransigente da educação, de investimentos pesados na área educacional, nos educadores e nos educandos, visando promover o ser humano pelo saber. Ao lado do antropólogo Darcy Ribeiro implantou os CIEPs - Centros Integrados de Educação Pública no estado fluminense. Antes, na década de 50, quando governou o Rio Grande do Sul, construiu seis mil escolas de madeira, contratou centenas de professores para combater o analfabetismo em solo gaúcho, num programa pioneiro no Brasil. Brizola foi perseguido, exilado, retornou ao país em 1979 e, numa manobra do ministro Golbery do Couto e Silva, perdeu a sigla PTB para a deputada Ivete Vargas. Fundou o PDT e participou das contendas eleitorais até sua morte em 2004.  Leonel Brizola sempre afirmou que a educação "não é cara como dizem os tecnocratas fazendários; cara é a ignorância, o que custa para este país a ignorância, não é brincadeira". Ave, Leonel Brizola!

Parabéns!
Meus cumprimentos ao aluno Gabriel Lagaggio Oliveira, da Escola Municipal José Francisco Pereira da Silva, único representante das escolas públicas estaduais e municipais de Uruguaiana, agraciado com Menção Honrosa na 16ª. Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. Parabéns ao agraciado, equipe diretiva, professoras, familiares e aos demais segmentos daquele importante educandário.


Colmar
A justa homenagem "Ano Colmar Duarte" foi indicada ao Poder Executivo pela Câmara Municipal de Uruguaiana, por meio de proposição do vereador Celso Duarte (Progressistas). Em 2022, no dia 21/05, o poeta, compositor, escritor e um dos idealizadores da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, completará 90 anos de idade. A sugestão do vereador Celso Duarte é organizar uma série de atividades no âmbito das secretarias municipais de Educação, Turismo e Cultura exaltando a trajetória de Colmar Pereira Duarte.

Piratini
Nesta semana, surgiu a especulação nos bastidores políticos de que a prefeita reeleita de Pelotas, professora Paula Mascarenhas, poderá ser  candidata ao Governo do Estado.

Néscio
"Segundo algumas pessoas estudiosas e sérias, e não vinculadas à farmacêuticas, a ômicron é bem-vinda e pode, sim, sinalizar o fim da pandemia", declarou o presidente Jair Bolsonaro, sem declinar que pessoas seriam essas. A OMS imediatamente declarou que "nenhum vírus que mata pessoas é bem-vindo".

Vacine-se! Anterior

Vacine-se!

Elis, a cantora Próximo

Elis, a cantora

Deixe seu comentário