URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo Junior

Vacine-se!

Mesmo após dois anos de pandemia, ainda temos pessoas que insistem que a situação não é grave. Uma nova variante, mais contagiosa e, felizmente, menos letal, ganhou força nas últimas semanas. Precisamos redobrar os cuidados usando máscara, higienizando nossas mãos e fazendo as vacinas conforme os cronogramas. Relatórios das áreas técnicas apontam que, em média, 80% das internações e do agravamento no contágio, são de pessoas que não se vacinaram ou que não fizeram a terceira dose, chamada de reforço. No Distrito Federal, por exemplo, cerca de 90% dos pacientes internados na rede pública com Covid-19 não foram vacinados ou estão com o ciclo de vacinação incompleto. Informou a Secretaria de Saúde (DF) que apesar da forte alta de casos recentes, com recorde de infecções diárias, as taxas de internação e óbitos não subiram com a mesma intensidade. Na cidade do Rio de Janeiro, a ocupação de leitos destinados ao tratamento de covid-19 na rede municipal de saúde saltou de 1,7% para 65% nas últimas três semanas em meio à onda da variante ômicron. Pouco mais de um ano após o início da campanha de vacinação, 46% dos 821 internados com a doença não tomaram nenhuma dose da vacina contra o coronavírus, há duas semanas, esse índice era de 38%. A proporção alcança atualmente 88% dos internados quando considerados também pacientes que não completaram o esquema vacinal, ou seja, que estão com a segunda ou a terceira dose em atraso. Precisamos conscientizar os brasileiros sobre a importância da vacinação, que a pandemia é um problema de saúde pública e não uma questão política, religiosa ou ideológica.

Deputados
Alguns nomes já são apontados como pré-candidatos à deputação no pleito deste ano. Pelo Progressistas (PP), o médico e vereador José Carlos Zaccaro  poderá concorrer a deputado federal, e o deputado Frederico Antunes deve buscar sua reeleição. Pelo PRB, o vice-prefeito e médico José Fernando Tarragó é pré-candidato à deputado estadual pelo PRB - Republicanos, em dobradinha com o deputado federal Carlos Gomes. Pelo PDT, o vereador José Clemente Correa disputaria uma cadeira de deputado estadual. Pelo PSOL, Donelder Souto, que concorreu a Prefeito em 2020, seria um dos pré-candidatos ao parlamento. Ainda, podem surgir nomes pelo MDB, PT, União Brasil, PL, PSDB, PSB, Cidadania, Podemos e PSL.  

Rejeitado
Pelo visto, o pré-candidato à presidência pelo PSDB, João Doria, está sendo abandonado pelos caciques do partido. Nos últimos dias, o ex-presidente Lula manteve encontro com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os ex-senadores Aloysio Nunes Ferreira e Arthur Virgílio e com o senador Tasso Jereisatti. Na pauta, apoio para um eventual governo Lula a partir de 2023.  

Seca
O prejuízo no Rio Grande do Sul devido a atual estiagem supera os R$ 36 bilhões. Já são 358 os municípios do Rio Grande do Sul sob emergência devido à estiagem, que afeta principalmente as regiões Norte, Planalto Médio, Oeste, Centro e Missões. Para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater)/RS, é a pior seca do estado nos últimos 17 anos. Mais de cinco mil famílias de agricultores estão sem acesso à água até para uso nas casas. No campo, os prejuízos estão espalhados pela produção de grãos, frutas, hortigranjeiros e leite. Considerando-se somente as perdas verificadas até agora nas culturas de milho (com 100% de perdas em vários municípios) e soja e levando-se em conta a expectativa para as duas safras, calcula-se uma queda de R$ 20 bilhões na comercialização.

Safadeza com dinheiro público Anterior

Safadeza com dinheiro público

Leonel Brizola Próximo

Leonel Brizola

Deixe seu comentário