URUGUAIANA JN PREVISÃO

Black Friday

Procon orienta sobre sistema de devolução de produtos

Uma febre no Brasil desde 2010, a Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro para aumentar a saída dos produtos e renovar os estoques para o Natal. Para evitar enrascadas, é importante controlar a ansiedade frente às "megaliquidações" e preços aparentemente baixos. Desta forma, o Procon Uruguaiana orienta sobre alguns cuidados a se tomar na hora da compra, além de esclarecimentos sobre direitos na pós compra que podem ser úteis caso você tenha problemas.  

As questões que envolvem a troca do produto são bem pontuais, o diretor do Procon Uruguaiana, André Recalt reforça algumas situações. “Fiz a compra em uma loja física, por A ou por B o produto teve um vício, estragou. Neste caso o consumidor tem o direito de ir até a loja e trocar o produto. Algumas lojas dentro 24, 48 ou 72horas, fazem por liberalidade a troca imediata do produto. Por liberalidade se refere que a loja faz a troca porque quer”.  

O código do consumidor diz que o vício, ou seja, o defeito, se não for de uma maneira ou de outra solucionado em um prazo máximo de 30 dias, quando é acionada a garantia, o fabricante através do fornecedor precisa fornecer uma solução, e se não houver isso o consumidor pode realizar a troca. “Então a troca pode ser porque o produto demorou para ser consertado ou até mesmo o próprio fabricante ou assistência autorizada pelo fabricante vai dizer que realmente não tem conserto e dará um produto novo, nestes casos existe a troca”, revela André.  

O outro tipo de troca que pode ocorrer, é quando o consumidor compra um produto e não gosta ou compra para presentear. Como exemplo, foi comprada uma peça de roupa e ficou pequena ou a pessoa que recebeu o presente não gostou da cor, “novamente a questão de liberalidade, o código de defesa do consumidor fala que toda e qualquer tipo de vício, entenda-se defeito, dever ser levada ao fornecedor, e nestes casos é que existe a troca legal, nos demais casos existe a troca por liberalidade”.  

A orientação do Procon é que sempre antes de ser feita a compra o consumidor peça orientações de como é a política de troca da empresa, a fim de evitar surpresas desagradáveis. O assunto não é complexo, entretanto deixa muitas dúvidas ao público, mas em resumo, conforme o código de defesa do consumir, só haverá troca do produto por defeito e não sanado, nos demais caso é por liberalidade. “Quando um consumidor, via de regra, for fazer qualquer tipo de troca nós sempre orientamos que veja qual é a política de troca daquela empresa, porque algumas empresas têm mais liberalidade, ou seja, fazem qualquer coisa para cativar o cliente e outras não”, destaca o diretor.  

Em relação as compras virtuais, através de telefone, catálogo digital, site da empresa, existe o direito de arrependimento, e que o consumidor tem um prazo de sete dias a partir do recebimento do produto para de uma maneira ou de outra possa se arrepender e solicitar a troca.  

O Procon orienta tanto consumidores como empresas e prestadores de serviços, e neste segundo caso, André destaca que o pedido é sempre que eles cativem os clientes, “hoje o mercado é tão concorrido que se as empresas não tiverem bom senso e jogo de cintura, terão muito mais dificuldades no mercado, pois sabemos que hoje em dia o consumidor, principalmente nessa data de Black Friday e Natal, ele é concorrido”. Para os consumidores, procure sempre saber como são feitas as trocas, prazos e requisitos. É importante que a compra seja muito bem planejada, pois em muitos casos ocorre por impulso e por vezes não são compreendidas as sistemáticas.  


Governo vai prorrogar Programa Desenrola por mais três meses Anterior

Governo vai prorrogar Programa Desenrola por mais três meses

Desatualização na tabela do simples nacional ameaça milhares de empresas Próximo

Desatualização na tabela do simples nacional ameaça milhares de empresas

Deixe seu comentário