URUGUAIANA JN PREVISÃO

Provas 2024

Inscrições para o Enem encerram nesta sexta-feira

Ilustração/Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - – O governo está analisando a necessidade de adiamento das provas no RS.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encerram nesta sexta-feira, 14/6, após terem sido prorrogadas por mais uma semana, para abranger mais alunos. "Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora tem mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante. Os concluintes do ensino médio em escola pública não pagam taxa de inscrição", disse o ministro da Educação, Camilo Santana, em uma publicação nas redes sociais. 

As provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. 

Para se inscrever, os estudantes deveriam acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br. Os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa de inscrição foram divulgados no dia 24/5, assim como dos recursos que tratavam das justificativas de ausência no Enem 2023, para candidatos que estavam isentos da taxa e faltaram às provas. A taxa de inscrição custava R$ 85. Os moradores do Rio Grande do Sul também tinham isenção desse valor. 

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no país. Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil. Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podiam participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica. 

Rio Grande do Sul 

Nesta quarta-feira, 12/6, o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que a pasta irá avaliar a necessidade de adiar a aplicação das provas do Enem no Rio Grande do Sul, atingido por enchentes no mês de maio. 

"Isentamos a taxa [de inscrição], estamos acompanhando o percentual de alunos inscritos, ampliamos a inscrição até sexta-feira. Vamos avaliar se para o Rio Grande do Sul vai precisar adiar, vamos avaliar até lá a necessidade de fazer uma prova exclusiva para o Rio Grande do Sul", afirmou o Ministro em audiência na Comissão de Educação da Câmara. 


Caxias do Sul receberá novo campus da Ufrgs Anterior

Caxias do Sul receberá novo campus da Ufrgs

Senado aprova bolsa para universitários de baixa renda Próximo

Senado aprova bolsa para universitários de baixa renda

Deixe seu comentário