URUGUAIANA JN PREVISÃO

Caic

Escola cívico-militar de Uruguaiana é inaugurada oficialmente

Divulgação / Ascom / PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A escola cívico-militar de Uruguaiana, Elvira Ceratti (Caic), teve sua inauguração oficial realizada nesta quarta-feira, 15/6. O educandário aderiu ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) em 2019, passando desde então a realizar a fase piloto do projeto. Com a regularização da escola junto ao Ministério da Educação (MEC), obtida recentemente, o modelo cívico-militar pode ser oficializado.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio de militares da reserva.

Na época da instalação do modelo cívico-militar, o Caic foi escolhido por uma série de critérios, entre eles, estar dentro de local abrangente e de vulnerabilidade social. O projeto vai atender alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental da instituição. A escola, que conta com 482 alunos ao total, terá 196 entre os que vão integrar o programa cívico-militar.

O evento de inauguração marcou o primeiro dia de uso dos uniformes da instituição, entregues na terça-feira, 14/6.

O prefeito Ronnie Mello (PP) esteve presente no evento e afirmou que espera poder "colher os frutos" da adesão ao Pecim e da introdução da disciplina militar no ensino dos alunos.

Gestão e avaliações

Dentro do Pecim militares da reserva, remunerados pelos Ministérios da Educação e da Defesa, atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

Para manutenção desse modelo, o governo exige a avaliação e certificação contínua das escolas que aderiram ao Pecim.

Ainda no projeto piloto, o Caic recebeu a certificação do MEC por dois anos seguidos por cumprir os objetivos estabelecidos no programa. A condecoração mais recente ocorreu na terça-feira passada, 7/6, em Brasília.

A certificação contribuiu para que o modelo cívico-militar fosse regularizado pelo MEC no Caic e pudesse ser oficialmente inaugurado. A escola continuará a passar por avaliações e certificações periódicas para garantir o bom desempenho do ensino e a manutenção do modelo.


Universidades gaúchas lançam manifesto contra cortes na educação Anterior

Universidades gaúchas lançam manifesto contra cortes na educação

Seduc oferece 10 mil vagas no segundo semestre do ano letivo Próximo

Seduc oferece 10 mil vagas no segundo semestre do ano letivo

Deixe seu comentário