Premiação
Escolas de Uruguaiana recebem o Prêmio Geração Consciente
Na terça-feira, 29/11, no ginásio da Escola Dom Hermeto foi realizada a entrega do Prêmio Geração Consciente. A fase final do concurso é representada pela Arena Geração. A cidade de Uruguaiana foi o município do estado com mais escolas classificadas, ao total são seis instituições estaduais e três municipais.
As escolas classificadas no município foram Escola Estadual de Ensino Médio (EEM) João Baptista Lusardo - Ciep; EEEM Lília Guimarães; Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Crespo de Oliveira; Instituto Estadual de Educação (IEE) Elisa Ferrari Valls; Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Moacyr Ramos Martins; Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) República do Uruguai; Escola Municipal de EEMEF Dom Bosco; Colégio Estadual Dr. Roberval Beheregaray Azevedo; EEEF Flores da Cunha.
A etapa final consistiu e uma gincana entre as escolas para definição das campeãs. Uma das premiações foi o Arena, em que foram recebidos cerca mil alunos, 500 no turno da manhã e 500 no turno da tarde. Foram realizadas inúmeras atividades com pontuação, ao final venceu o IEE Elisa Ferrari Valls no turno da manhã e EEEF Flores da Cunha no turno da tarde.
Puderam participar estudantes da rede pública de ensino de 12 a 18 anos, através de uma série de atividades com temas como saúde, incluindo violência, trabalhados durante o ano letivo. "É uma competição a nível estadual, onde 350 escolas e 35 mil adolescentes estavam participando e para nossa surpresa Uruguaiana teve escola classificada em primeiro lugar, a cidade do Rio Grande do Sul que mais se destacou", revela com Marlise Grecco, da Assessoria de Saúde Escolar da 10° CRE de Uruguaiana.
Marlise explica como os desafios eram feitos ao longo da participação das escolas "semanalmente eram lançados os desafios e a escola junto aos seus alunos vai se organizando e postando em um site que temos da geração consciente as suas atividades e isso resulta numa pontuação, e essa pontuação vai sendo somativa e todas essas escolas participantes do estado". Este tipo de ação possui extrema relevância tanto para as escolas como para o município, "vejo que é a oportunidade de mostrar o trabalho do Programa Saúde na Escola - PSE. Uma parceria da Saúde e da Educação, que faz parte de uma formação continuada que ocorre durante o ano de março a dezembro este projeto é a culminância deste trabalho", afirma Marlise.
O programa
O programa é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o programa RS Seguro e com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). O objetivo é levar informação e educação sobre temáticas como aprendizagem socioemocional, saúde sexual e reprodutiva, uso abusivo de álcool e outras drogas, diversidade, estigma e discriminação, violência e bullying.
Deixe seu comentário