URUGUAIANA JN PREVISÃO

Ciência e Tecnologia

Escolas municipais recebem material de robótica

Ascom/PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Foram entregues 40 kits, 1.200 livros para os alunos e 48 guias de montagem.

Na terça-feira, 28/2, a Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a entrega de materiais referentes ao projeto-piloto de inserção do ensino da robótica nas escolas municipais. O ato teve a presença do prefeito Ronnie Mello, da secretária municipal Maria Helena Machado, e de professores que vão participar da primeira fase do programa.

Na oportunidade, foram entregues 40 kits, 1.200 livros para os alunos e 48 guias de montagem. A robótica, que trabalha pautas ligadas à tecnologia e ciências, já está sendo inserida no ano letivo de 2023. As ações englobam conhecimento dos kits, pesquisa, atividades extracurriculares, e construção de projetos ligados à área.

"A adaptação às mudanças e à evolução tecnológica é um elemento essencial nos dias atuais. E isso também acontece na área educativa. É fundamental a busca por mecanismos modernos, que despertem a curiosidade e o interesse dos jovens, para obter bons resultados na aprendizagem. Os kits vêm para dar um suporte ainda melhor aos alunos e incentivá-los cada vez mais na busca por conhecimento", disse o prefeito Ronnie Mello.

A iniciativa de inclusão da robótica no currículo educacional ocorreu durante a gestão do prefeito Ronnie Mello por meio de projeto de lei aprovado, em 2022, pela Câmara de Vereadores. O programa, inicialmente, atende alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de cinco escolas municipais: Moacyr Ramos Martins, Rui Barbosa, Marília Sanchotene, Dom Bosco e José Francisco. Ao se tornar uma Política Pública, o município está apto a fazer investimentos em estrutura e equipamentos que levam conhecimento também na área tecnológica.

Capacitação

A capacitação iniciou no dia 14/2, e está sendo realizada pela equipe da Empresa Robomind, que passa as orientações e faz o acompanhamento junto aos servidores inclusos na etapa inicial do projeto.

O primeiro treinamento aconteceu na sede da Semed. Na oportunidade, foram passadas aos professores as diretrizes sobre a inserção e formatos de trabalho do tema. Ao longo do ano, os educadores terão acesso a um canal direto com os orientadores para a troca de experiências e qualquer tipo de suporte durante o andamento das atividades de sala de aula.

A robótica

O tema possui um caráter multidisciplinar. Trabalha conteúdos como matemática, física e programação. Os jovens aprendem assuntos como funcionamento de motores, geração e conservação de energia, e funcionamento de elementos tecnológicos. Dentre a aplicação dos conteúdos estão áreas da produção industrial até equipamentos domésticos.

De acordo com especialistas, os benefícios trazidos pelo estudo da robótica são inúmeros: estímulo ao raciocínio lógico; melhorias na escrita; ampliação dos conhecimentos em matemática, física e inglês; descobertas dos próprios potenciais; estímulo à criatividade; resolução de situações adversas; e lições sobre relacionamentos e trabalho em equipe.

Uruguaiana receberá mais de R$ 400 mil para obras em escolas estaduais Anterior

Uruguaiana receberá mais de R$ 400 mil para obras em escolas estaduais

Três escolas estaduais iniciaram aulas em tempo integral Próximo

Três escolas estaduais iniciaram aulas em tempo integral

Deixe seu comentário