1º ano do Ensino Médio
Três escolas estaduais iniciaram aulas em tempo integral
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O CIEP niciou o ano letivo com 55 alunos matriculados que ingressaram no ensino médio em tempo integral.
O ano letivo iniciou na rede estadual de ensino na última quarta-feira, 23/2 e cerca de 20 mil alunos retornaram às aulas nas cinco cidades de abrangência da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ªCRE), Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, Manoel Viana e Barra do Quaraí. Em 2023, o município de Uruguaiana passa a contar com três instituições em tempo integral.
Os três educandários que oferecem a modalidade em tempo integral é a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Fagundes; Escola de Ensino Médio Dr. Roberval Beheregaray Azevedo e a Escola Embaixador João Batista Luzardo (Ciep). A escola Ciep já participava do projeto piloto do programa Escola em Tempo Integral.
Na proposta do Ensino Médio em tempo integral, os alunos do 1º ano terão uma carga horária de 7h30 por dia, em que farão quatro refeições diárias e irão desenvolver atividades relacionadas às trilhas formativas do Ensino Médio gaúcho. No primeiro momento as aulas são voltadas para a Formação Geral Básica e no período estendido serão desenvolvidos os componentes curriculares como: iniciação científica com uma pesquisa de uma necessidade da comunidade buscando uma solução, protagonismo juvenil, estatística básica, conhecimento matemático através de jogos e matemática financeira em consumo saudável.
No turno da manhã os estudantes terão atividades das disciplinas obrigatórias do 1º ano do Ensino Médio e no turno da tarde irão desenvolver as atividades das disciplinas eletivas do componente curricular. O programa prevê atividades curriculares que envolvam a orientação para o mundo do trabalho e exercício da cidadania. As trilhas formativas têm por objetivo articular os componentes acadêmicos e técnicos juntamente aos demais eixos educativos como o projeto de vida e o mundo do trabalho, ao todo são 24 trilhas formativas no modelo da Educação em Tempo Integral.
Em Uruguaiana, a Escola Estadual de Ensino Médio Embaixador João Baptista Luzardo – CIEP, iniciou o ano letivo com 55 alunos matriculados que ingressaram no ensino médio em tempo integral. A estudante Gabriela Ajala de 15 anos começou o primeiro dia de aula cheia de expectativas para o início das aulas. A aluna estuda na escola há 11 anos e passou uma mensagem para os colegas “espero que possamos ser vistos em nossa individualidade e que os estímulos nos levem a aprimorar nossas habilidades, devemos também favorecer para que isso aconteça." Gabriela compartilhou a mensagem como forma de incentivar os colegas a continuarem estudando.
A diretora da escola, Elza Graces relata os desafios da proposta "sabemos que é um grande desafio e que precisamos gerenciar habilmente e com muita responsabilidade. Estamos felizes e ansiosos, pois a proposta tem como objetivo a melhoria do ensino médio. A ampliação do acesso e a permanência do aluno nesta etapa da educação básica”, desataca.
Deixe seu comentário