URUGUAIANA JN PREVISÃO

Tecnologia

Estudante participa de evento sobre tecnologia em Brasília

Entre os dias 16 e 22 de outubro, o Ministério da Educação (MEC) realiza a 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. O evento está sendo realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), com atividades que visam divulgar e ampliar o conhecimento do público sobre essa modalidade educacional.

 Na programação estão previstos seminários, exposição de projetos e pesquisas das instituições de educação profissional e tecnológica, além de oficinas e apresentações culturais.

O estudante Uruguaianense Arthur Godoy participa do evento representando o Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Arthur cursou o Ensino Médio Técnico de Informática no campus Uruguaiana e atualmente está fazendo a sua graduação em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, no campus de São Vicente do Sul.  O discente apresentou durante o evento o trabalho de inclusão “Quebra-cabeça 3D: mapa interativo do Brasil em relevo”.

O evento

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) completa 20 anos em 2023. Instituída por decreto presidencial em 9 de junho de 2004, é realizada todos os anos durante o mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Com atuação descentralizada, a SNCT tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. A ciência existe para encontrar respostas para os problemas, para cuidar e melhorar a vida das pessoas.

Os principais objetivos da Semana Nacional são: promover eventos e ações de divulgação e popularização da ciência que estimulem a curiosidade científica e o pensamento crítico da sociedade; promover ações abrangentes de divulgação do conhecimento científico não apenas de estudos e pesquisas acadêmicas, mas também dos saberes e fazeres dos povos originários e comunidades tradicionais;

Estimular a livre circulação e apropriação do conhecimento por todas as camadas da sociedade brasileira, em especial pelas comunidades vulneráveis da população; estimular a realização de atividades e a produção de conteúdo que promova a participação de meninas e mulheres na ciência;

Promover ações e programas participativos e acessíveis com o objetivo de ampliar a abrangência, a circulação e a multiplicação de atividades institucionais de divulgação e popularização da ciência; valorizar eventos científicos e culturais que estimulem práticas transversais, conectando ciência e arte; aumentar o número de Estados e municípios que desenvolvem atividades e eventos de popularização da ciência, bem como o público atendido e a sua abrangência.

Conaee acontece na próxima semana Anterior

Conaee acontece na próxima semana

Horário diferenciado em escola municipal não está confirmado Próximo

Horário diferenciado em escola municipal não está confirmado

Deixe seu comentário