URUGUAIANA JN PREVISÃO

Neuromecânica

Grupo de Pesquisa da Unipampa é premiado em Congresso de Biomecânica

Entre os dias 18 e 22/4, o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Uruguaiana, participou do XX Congresso Brasileiro de Biomecânica (CBB). O evento foi organizado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), no campus de Bauru (SP).

O congresso, que é o evento oficial da Sociedade Brasileira de Biomecânica, voltou ao formato presencial e reuniu pesquisadores do Brasil e do exterior para discutir o avanço e o impacto da pesquisa em biomecânica nas diferentes áreas do conhecimento.

O GNAP participa do evento desde 2011 e nesta edição, estudantes de graduação e pós-graduação apresentaram seus trabalhos em diferentes sessões. Nas sessões de temas livres, três estudantes do GNAP apresentaram trabalhos.

A bolsista Fapergs de iniciação científica, Marieli Miranda Paz, recebeu o Prêmio Walter Herzog de Iniciação Científica em Biomecânica pelo seu trabalho intitulado “Efeito do aquecimento dos pés sobre a distribuição da pressão plantar em jovens adultos”. A pesquisa faz parte do seu projeto de trabalho de conclusão de curso em Fisioterapia na Unipampa, campus Uruguaiana.

Ainda nas sessões orais, a estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, Inaê de Oliveira Marcelo, apresentou resultados de parte de seu estudo de mestrado, com o título “Use of clinical tests to predict biomechanical outcomes of drop jump tasks in futsal athletes".

 Já a estudante Eduarda Santos Tulius, bolsista de iniciação científica CNPq e estudante de fisioterapia, também apresentou resultados do seu trabalho de conclusão de curso, com o estudo intitulado “Associação entre a rigidez articular de tornozelo e o tempo de estabilização na aterrissagem em atletas de futsal". O estudo de Eduarda também havia sido indicado para o Prêmio Walter Herzog de Iniciação Científica em Biomecânica.

O evento contou ainda com sessões de pôsteres, que criaram um ambiente de muito debate e discussão entre os participantes, nos quais a Unipampa esteve representada pelo GNAP. Todos os estudantes que viajaram até Bauru para participar do evento apresentaram resultados de seus trabalhos. Após dias de intensa interação científica, o grupo afirma que a experiência renderá vários frutos para atividades futuras do GNAP.

Também fez parte da programação do evento uma palestra ministrada pelo professor Felipe Carpes, que falou sobre o uso de tecnologias markerless (do inglês, sem marcadores) para capturas de movimento. Esse tipo de tecnologia emprega algoritmos de reconhecimento de padrões e imagens para realizar a captura de movimentos e reconstrução 3D para cálculos da cinemática do movimento. Nesta palestra, o professor aproveitou para mostrar resultados de pesquisas de inovação tecnológica para captura tridimensional de movimentos sem marcadores que o GNAP realiza em cooperação com pesquisadores do Instituto de Traumatologia do Rio de Janeiro.

A participação do GNAP no XX Congresso Brasileiro de Biomecânica foi mais uma oportunidade de reforçar o papel da pesquisa científica desenvolvida na universidade para o desenvolvimento científico do Brasil. A universidade também destaca a importância do evento para os estudantes em diferentes níveis, como a oportunidade de conhecerem seus pares acadêmicos, ouvir palestras de professores do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Itália e Holanda, e interagir com congressistas de diferentes estados do Brasil e também países da américa latina.

MEC fecha parceria com Ministério de Universidades da Espanha Anterior

MEC fecha parceria com Ministério de Universidades da Espanha

EducaTUR inicia nas escolas municipais Próximo

EducaTUR inicia nas escolas municipais

Deixe seu comentário