Neuromecânica
Grupo de Pesquisa da Unipampa é premiado em Congresso de Biomecânica
Entre os dias 18 e 22/4, o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Uruguaiana, participou do XX Congresso Brasileiro de Biomecânica (CBB). O evento foi organizado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), no campus de Bauru (SP).
O congresso, que é o evento oficial da Sociedade Brasileira de Biomecânica, voltou ao formato presencial e reuniu pesquisadores do Brasil e do exterior para discutir o avanço e o impacto da pesquisa em biomecânica nas diferentes áreas do conhecimento.
O GNAP participa do evento desde 2011 e nesta edição, estudantes de graduação e pós-graduação apresentaram seus trabalhos em diferentes sessões. Nas sessões de temas livres, três estudantes do GNAP apresentaram trabalhos.
A bolsista Fapergs de iniciação científica, Marieli Miranda Paz, recebeu o Prêmio Walter Herzog de Iniciação Científica em Biomecânica pelo seu trabalho intitulado “Efeito do aquecimento dos pés sobre a distribuição da pressão plantar em jovens adultos”. A pesquisa faz parte do seu projeto de trabalho de conclusão de curso em Fisioterapia na Unipampa, campus Uruguaiana.
Ainda nas sessões orais, a estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, Inaê de Oliveira Marcelo, apresentou resultados de parte de seu estudo de mestrado, com o título “Use of clinical tests to predict biomechanical outcomes of drop jump tasks in futsal athletes".
Já a estudante Eduarda Santos Tulius, bolsista de iniciação científica CNPq e estudante de fisioterapia, também apresentou resultados do seu trabalho de conclusão de curso, com o estudo intitulado “Associação entre a rigidez articular de tornozelo e o tempo de estabilização na aterrissagem em atletas de futsal". O estudo de Eduarda também havia sido indicado para o Prêmio Walter Herzog de Iniciação Científica em Biomecânica.
O evento contou ainda com sessões de pôsteres, que criaram um ambiente de muito debate e discussão entre os participantes, nos quais a Unipampa esteve representada pelo GNAP. Todos os estudantes que viajaram até Bauru para participar do evento apresentaram resultados de seus trabalhos. Após dias de intensa interação científica, o grupo afirma que a experiência renderá vários frutos para atividades futuras do GNAP.
Também fez parte da programação do evento uma palestra ministrada pelo professor Felipe Carpes, que falou sobre o uso de tecnologias markerless (do inglês, sem marcadores) para capturas de movimento. Esse tipo de tecnologia emprega algoritmos de reconhecimento de padrões e imagens para realizar a captura de movimentos e reconstrução 3D para cálculos da cinemática do movimento. Nesta palestra, o professor aproveitou para mostrar resultados de pesquisas de inovação tecnológica para captura tridimensional de movimentos sem marcadores que o GNAP realiza em cooperação com pesquisadores do Instituto de Traumatologia do Rio de Janeiro.
A participação do GNAP no XX Congresso Brasileiro de Biomecânica foi mais uma oportunidade de reforçar o papel da pesquisa científica desenvolvida na universidade para o desenvolvimento científico do Brasil. A universidade também destaca a importância do evento para os estudantes em diferentes níveis, como a oportunidade de conhecerem seus pares acadêmicos, ouvir palestras de professores do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Itália e Holanda, e interagir com congressistas de diferentes estados do Brasil e também países da américa latina.
Deixe seu comentário