Em 2020
Ingresso em graduações EAD superaram as presenciais
Em 2020, os cursos de graduação à distância no Brasil receberam mais alunos novos do que os presenciais pela primeira vez na história, tanto na rede pública quanto na privada. É o que mostra o Censo de Educação Superior, divulgado nesta sexta-feira, 18/2, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
De acordo com o levantamento, dos mais de 3,7 milhões de ingressantes de 2020, mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos à distância e 1,7 milhão (46,6%), pelos presenciais - que só adotaram remotas temporariamente devido à pandemia.
A covid-19 é considerada como a principal hipótese para esse aumento do interesse pela Educação a Distância (EAD). A oferta de cursos EAD também cresceu 30% em 2020.
Contudo, o próprio Censo mostra que essa é uma tendência observada mesmo antes da pandemia. Nos últimos 10 anos, o índice de novos alunos de EAD aumentou 428,2%. Nas graduações presenciais, houve queda de 13,9% no mesmo período.
Também segundo os dados, considerando todos os alunos de EAD e não só os ingressantes, a maioria possui, em média, 26 anos, e querem atuar como professores, cursando o grau acadêmico de licenciatura.
A análise geral de todas as modalidades de ensino confirmou que a educação superior brasileira manteve a tendência de crescimento nos números de matriculados, ingressantes e concluintes, em 2020, mesmo com o contexto da pandemia.
Deixe seu comentário