Encceja
Inscrições abrem no dia 22 de maio
Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Podem participar do Encceja 2023 candidatos que se enquadrem na idade mínima exigida por nível de ensino.
Encceja 2023 é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A avaliação é feita para pessoas que não concluíram os ensinos fundamental e médio em idade regular. A inscrição é gratuita e pode ser feita de 22/5 até o dia 2/6, pela internet, no sistema de inscrição do exame.
Os interessados em se inscrever deverão acessar a página de inscrição por meio do Login Único — o meio de acesso aos serviços digitais do governo federal. Aos candidatos que necessitarem de atendimento especializado é necessário indicar a condição específica no sistema de inscrição.
Para quem desejar o tratamento pelo nome social também é necessário indicar na página o interesse. Ambos os procedimentos são realizados dentro do prazo de inscrição. Todos os candidatos devem preencher um questionário socioeconômico e informar os dados pessoais para se inscreverem.
Podem participar do Encceja 2023 candidatos que se enquadrem na idade mínima exigida por nível de ensino: ensino fundamental: brasileiros com 15 anos ou mais no dia da prova; ensino médio: brasileiros com 18 anos ou mais no dia da prova.
As provas serão aplicadas no dia 27/8, sendo quatro horas no período matutino e cinco horas no período vespertino. No dia do exame, os portões serão abertos, de acordo com o período de realização da prova: pela manhã abrem às 8h e fecham às 8h45 e a tarde abrem às 14h30 e fecham às 15h15.
A avaliação é composta com base nas matrizes de referência disponíveis no portal do Inep. O Encceja contém quatro provas objetivas, com base no nível de ensino (fundamental e médio). Cada prova é formada por 30 questões objetivas.
O Encceja 2023 será realizado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. As cidades de aplicação das provas serão informadas no sistema de inscrição do exame e no portal do Inep.
Neste ano existem algumas novidades em relação às edições anteriores. Entre elas estão: pessoas com deficiência visual podem solicitar a opção de Cartão-Resposta ampliado durante o período de inscrição do exame; pessoas com transtorno do espectro autista terão correção específica da redação; pessoas travestis, transgêneros e transexuais com nome social registrado na Receita Federal não terão que enviar documentação comprobatória; laudos aprovados de atendimento especializado da edição de 2022 não precisarão de uma nova análise no Encceja 2023.
O resultado será informado no dia 22/12. Os candidatos podem acessar o desempenho no sistema do exame. Para ser aprovado no Encceja é necessário: tirar, pelo menos, 100 pontos nas provas objetivas; obter, no mínimo, 5 pontos na média da redação (a pontuação da produção textual vai de 0 a 10).
O cálculo das provas objetivas é feito de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesma metodologia utilizada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Deixe seu comentário