URUGUAIANA JN PREVISÃO

Reconhecimento

MEC avalia curso de Medicina da Unipampa

Uma equipe do Ministério da Educação estive em Uruguaiana, na última semana, a fim de avaliar o curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A visita é parte do processo de reconhecimento do curso pelo MEC.

A avaliação dos cursos de graduação tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica. Orientadas por Instrumentos de Avaliação Institucional Externa (IAIE) ou por Instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação (IACG), objetivam retratar, de forma fidedigna, os objetos de avaliação que integram cada instrumento, contribuindo para a tomada de decisão de Estado em políticas públicas, a informação da sociedade e o fomento da melhoria da qualidade da educação superior no país.

De acordo com a coordenadora do curso, a médica ginecologista e obstetra Rita Evaldt, os resultados da avaliação são utilizados como evidências para suporte ao processo decisório e homologação dos respectivos atos autorizativos pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC. Ela explica que os atos autorizativos são: a autorização (que a Unipampa já possui e que permite a implantação do curso), o reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso de graduação, bem como credenciamento, recredenciamento ou transformação de organização acadêmica de instituições de educação superior.

Na visita, dois avaliadores passaram um pente fino da universidade, o médico neurologista professor Silvio Pessanha Neto e médica cirurgiã plástica professora Ivone da Silva Duarte. A dupla vistoriou todas as instalações da universidade, como secretaria acadêmica, sala da coordenação, sala dos docentes, biblioteca, Núcleo de Desenvolvimento Educacional (Nude), salas de aula, laboratórios de ensino, laboratório de informática, auditórios, salão de atos, restaurante universitário, ginásio de esportes, ambientes de convivência, entre outros. Houve visitas ainda aos locais de aula prática dos alunos, que são as Estratégias de Saúde da Família (ESFs), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas e o Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU), acompanhadas também pelo médico Maurício da Fontoura, coordenador do internato de Medicina.

Como é feita a avaliação

Rita explica que "são três dimensões em especial contempladas no instrumento de avaliação: a organização didático-pedagógica, o perfil do corpo docente e às instalações físicas".

O Decreto 9 235/2017, que regulamenta as avaliações, determina em seu artigo 82 que a "comissão de avaliação externa in loco atribuirá e justificará, para cada indicador, conceitos expressos em cinco níveis, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória". Notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias.

A médica explica ainda que não há um prazo para que a nota do curso de Medicina da Unipampa seja conhecida, mas "acredito que no máximo em 14 dias já teremos um resultado"

Rita também demostra otimismo com a nota. "O feedback dos avaliadores durante a visita foi muito satisfatório, o que nos enche de orgulho de tudo que construímos. E nos dá força para continuar na construção de um curso de excelência", diz.

E ressalta a importância do reconhecimento. "Frente ao motivo pelo qual o curso veio para Uruguaiana, que foi a falta de médicos na região, a avaliação representa o quanto conseguimos vencer todos os desafios de formar um médico com qualidade nos nossos serviços de saúde. Mesmo sem muitos profissionais médicos conseguimos com o esforço em conjunto de todos, médicos, docentes e gestores municipais formar profissionais generalistas e humanizados", conclui. 

Município adere a programa estadual de prevenção de ISTs Anterior

Município adere a programa estadual de prevenção de ISTs

Prefeitura lança edital de concurso público para o magistério Próximo

Prefeitura lança edital de concurso público para o magistério

Deixe seu comentário