Geração Consciente
Município adere a programa estadual de prevenção de ISTs
Divulgação/Ascom-PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Coordenadora do Programa Municipal de IST, Maria Bofill representou Uruguaiana.
Nesta quarta-feira, 11/5, no Palácio Piratini, ocorreu a assinatura de adesão de municípios ao programa Geração Consciente. A iniciativa tem o objetivo de reduzir os índices de infecções sexualmente transmissíveis (IST) entre a população jovem no Estado através de ações nas escolas. Uruguaiana foi um dos municípios convidados a aderir ao programa e participar da assinatura.
Segundo o governo estadual, o Geração Consciente é fruto do projeto "Tecnologias sociais inovadoras de educação e saúde para a prevenção das IST e aids em jovens", lançado pelo governo do Estado e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, no início de 2020. Em razão da pandemia, a licitação do programa e o desenho metodológico só se concretizou um ano depois.
Em 2022, com a elaboração dos recursos pedagógicos e o início da adesão dos municípios, o projeto entra em fase de execução. De acordo com a definição do Estado, o Geração Consciente consiste em um "jogo cultural e educativo entre escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul", que deve abranger 21 municípios prioritários.
Os municípios aptos a participarem do programa são as 18 cidades que já estavam integradas ao programa RS Seguro - focado no aumento da segurança pública - no momento do lançamento do projeto em 2020, tendo em vista os seus indicadores de violência e vulnerabilidade social considerados altos, e mais três municípios de fronteira, entre eles Uruguaiana, que, juntos, detêm as maiores taxas de infecção de HIV/aids no Rio Grande do Sul.
No evento, representaram o município a coordenadora do Programa Municipal de IST/aids Maria Aparecida Bofill e a bióloga Taiane Acunha Escobar. Durante a cerimônia desta quarta, além de Uruguaiana, os municípios de Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Sapucaia do Sul já assinaram a adesão ao programa. As inscrições e indicações de escolas que participarão da iniciativa segue até o dia 17 de maio.
Uruguaiana indicou nove escolas - quatro municipais e cinco estaduais - para receberem o programa. São elas: EM Marília Sanchotene Felice, EM Cabo Luiz Quevedo, EMEB José Francisco, EMEF Elvira Ceratti (CAIC), EEEF Antônio Moacir, EEEM João Batista Lusardo (CIEP), EEEM Marechal Cândido Rondon, EEEM Senador Salgado Filho e EEEF Júlio de Castilhos. As instituições indicadas que decidirem participar do Geração consciente terão que se inscrever entre os dias 16 e 23 de maio através do site geracaoconsciente.com.br.
Dentro do programa, serão realizadas atividades durante o ano letivo para tratar sobre temas de saúde e prevenção das IST, HIV/aids. Entre os assuntos que serão abordados com os cerca de 35 mil adolescentes que o governo estima que participem do projeto, estão aprendizagem socioemocional, saúde sexual e reprodutiva, uso abusivo de álcool e outras drogas, diversidade, estigma e discriminação, violência, bullying e planejamento de vida.
A metodologia do projeto é baseada em técnicas de "gameficação", transformando os assuntos em jogos, no qual cada atividade valerá pontos. Ao final do ano, as cinco escolas com maior pontuação receberão prêmios destinados aos alunos e professores, e participarão de uma final em forma de programa de auditório.
Aids em Uruguaiana
Uruguaiana destaca-se no cenário nacional e estadual devido à alta incidência de aids. Em 2021, foi apenas o segundo ano consecutivo em que o município figurou fora da lista dos 100 municípios brasileiros com maior número de casos da doença, já tendo estado na 4ª posição do ranking nacional (em 2011).
Apesar da melhora no quadro nacional, em 2021, foram registrados 48 novos casos de HIV/aids e cinco mortes em decorrência da síndrome.
Deixe seu comentário