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Melhora o desempenho do Rio Grande do Sul na Prova Brasil

Os resultados da Prova Brasil, aplicada no país em outubro de 2017, foram divulgados na última quinta-feira, 30/8, pelo Ministério da Educação (MEC), e mostram o desempenho positivo dos alunos do Rio Grande do Sul. A Prova Brasil é o principal indicador do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A proficiência média, ou seja, o que o aluno efetivamente aprendeu, no 5º ano do Ensino Fundamental, subiu, 3,5 pontos em Língua Portuguesa e 0,39 em Matemática. No 9º ano, o aumento foi de 2,1 pontos em Matemática e de 6,4 em Português, muito significativa, já que superou a média de 3 pontos, considerada excelente pelos critérios do próprio Saeb.

Pelo ranking divulgado pelo MEC, no 5º ano, os gaúchos ficaram na nona e décima colocação, em Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente. No 9ª ano, os estudantes ficaram com o terceiro melhor desempenho do país em Língua Portuguesa e o sexto, em Matemática. Merecem destaque os Estados do Ceará, Espírito Santo, de Goiás, do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de Rondônia e de São Paulo, pois demonstraram níveis médios de aprendizagem maiores do que a média nacional.


Ensino Médio

Apesar da queda da proficiência no Ensino Médio, avaliada no 3ª ano, de 2,1 pontos em Português e 0,48 em Matemática, os alunos ainda tiveram um desempenho melhor do que a média do Brasil. Em Língua Portuguesa, entre os 10 estados de maior destaque, os estudantes gaúchos avaliados foram os segundos melhores colocados do país, atrás somente do Espírito Santo. Em Matemática, sob os mesmos critérios, os estudantes do Ensino Médio gaúchos atingiram a quarta colocação, atrás somente de Espírito Santo, Distrito Federal e Santa Catarina.

Ainda de acordo com o Saeb, em Língua Portuguesa merecem destaque os estados do Espírito Santo, de Goiás e do Rio Grande do Sul, pois demonstraram níveis médios de aprendizagem maiores do que a média nacional.

Na disciplina de Matemática, foram destaques os estados do Distrito Federal, do Espírito Santo, de Goiás, de Minas Gerais, do Paraná, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de Pernambuco e de Rondônia, pois demonstraram níveis médios de aprendizagem maiores do que a média nacional e também ganhos de aprendizagem maiores que a média brasileira.

Com o bom desempenho dos anos iniciais e com a perspectiva da retomada do desenvolvimento econômico do Estado, pode-se prever uma melhoria no desempenho do Ensino Médio no médio prazo, minorando, inclusive, os problemas acarretados pela distorção idade/série e pela evasão de alunos, ainda significativa.

"A implementação do Referencial Curricular Gaúcho para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a partir de 2019, é outro fator positivo que deverá ajudar consideravelmente a mudança do Ensino Médio. Sem falar na mudança do currículo do próprio Ensino Médio, em discussão em todo o Brasil e que deverá ser implementado a partir de 2020", destacou a secretária adjunta Iara Wortmann.

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