URUGUAIANA JN PREVISÃO

Expansão do IFFar foi tema de reunião em Brasília

Mudança permitirá ampliação da oferta de cursos e vagas aos estudantes.

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Com base nos relatório da Setec, o Campus Avançado de Uruguaiana está entre as oito unidades que melhor atendem as exigências.

Com agenda em Brasília durante toda essa semana, uma das reuniões do prefeito Ronnie Mello na capital federal foi com o Ministério da Educação (MEC) para viabilizar a expansão da unidade de Uruguaiana do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A iniciativa visa transformar o Campus Avançado da instituição em Campus.

A mudança vai permitir a ampliação da oferta de cursos e vagas aos estudantes. No modelo de Campus Avançado, o IFFar Uruguaiana oferece quatro cursos técnicos. Com a alteração, a unidade vai poder aumentar as capacitações e também ofertar graduação. Além disso, a instituição receberia um acréscimo no orçamento para a expansão e também novos servidores docentes e técnicos administrativos.

Em agosto de 2021, a Prefeitura de Uruguaiana e o IFFar fizeram solicitações formais ao Governo Federal para a execução da medida, uma vez que a gestão da instituição havia realizado algumas adequações para a transformação.

Em 2022, foi montado um grupo de trabalho para a realização de estudo sobre a expansão das unidades no país. Ele foi composto pelo Conif (Conselho Nacional dos Institutos Federais) e por representantes dos reitores dos institutos federais e da Secretaria de Educação Tecnológica (Setec), que integra o Ministério da Educação (MEC).

Com base nos relatórios da Setec, o Campus Avançado de Uruguaiana está entre as oito unidades que melhor atendem as exigências. O MEC vai finalizar essa avaliação nos próximos meses. No entanto, aguarda o projeto de lei para a criação de novos cargos, além da liberação de recursos de infraestrutura para essas unidades.

“No nosso entendimento a estrutura tem plena capacidade de ser uma das escolhidas para a expansão. Assim, mais jovens terão a oportunidade de buscar a qualificação profissional. Trouxemos a pauta até Brasília para que essa conquista tão logo se concretize”, disse o prefeito Ronnie Mello.

Com base nos relatórios, o MEC concluiu que pretende realizar a expansão dessas unidades nos próximos meses. De acordo com a Setec, a meta é a expansão das unidades Campus Avançado nos dois primeiros anos de governo (2023 e 2024).

Dentre os projetos desenvolvidos pelo IFFar em Uruguaiana, está a criação de sistemas de informatização de dados do Cemitério Municipal e Biblioteca Municipal. Os trabalhos, entregue no mês de dezembro de 2022 à Prefeitura de Uruguaiana, foi feito por 33 alunos do curso de Técnico em Informática. A iniciativa visou dinamizar o trabalho do dia a dia das equipes da Prefeitura que operam nas duas localidades.

Participaram da reunião realizada nesta terça-feira em Brasília: o prefeito Ronnie Mello; a reitora do IFFar, Nídia Heringer; o diretor do IFFar Uruguaiana, Jhonathan Silveira; o diretor de Desenvolvimento de Rede da Setec, Marcelo Bregagnoli; e a diretora de Políticas e Regulação de Educação Profissional da Setec, Carla Jardim.

Unipampa realiza oficina “Ingredientes da Superação” Anterior

Unipampa realiza oficina “Ingredientes da Superação”

Proerd é apresentado em escolas do município Próximo

Proerd é apresentado em escolas do município

Deixe seu comentário