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Pesquisa Científica mostra impactos do Programa de Alfabetização do Mec

Banco de imagens imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O relatório divulgou os resultados de leitura, escrita, fluência em leitura oral.

A Secretaria de Alfabetização (Sealf), ligada ao Ministério da Educação (MEC), apresentou, na sexta-feira, 23/12, os resultados de um estudo que avaliou o impacto do Programa Tempo de Aprender.

De acordo com o relatório, em pouco tempo de intervenção pedagógica, as crianças participantes do programa Tempo de Aprender tiveram resultados relevantes. Entre eles, destaca-se o obtido na fluência em leitura, em que estudantes, de escolas vulneráveis, do 2º ano que passaram pela intervenção do Tempo de Aprender obtiveram 22% a mais de chances de ser leitor iniciante ou fluente se comparado aos que não participaram da iniciativa. Assim como os alunos do 2º ano de escolas não-vulneráveis, que apresentaram 27% a mais de chances de ser leitor iniciante ou fluente comparado com aqueles que não foram apresentados ao projeto.

O programa envolveu, entre outras ações, a formação de professores, o fornecimento de recursos pedagógicos baseados em evidências, como o aplicativo GraphoGame e o Sistema On-line de Recursos para Alfabetização, e a disponibilização de avaliações calibradas para língua portuguesa, matemática e fluência em leitura.

Na oportunidade, foi divulgada a primeira versão do Relatório da Avaliação de Impacto do Programa Tempo de Aprender. O estudo demonstrou resultados positivos para leitura, escrita e fluência em leitura oral. E envolveu a aplicação de avaliações de fluência, de escrita e de leitura em uma amostra representativa das escolas que participam do Programa Tempo de Aprender. Aderiram ao Programa, 5.160 municípios de 21 estados e o Distrito Federal.

Com informações de Assessoria de Comunicação do MEC

 

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