URUGUAIANA JN PREVISÃO

formação científica

PLs incluem robótica e feiras de ciências na rede municipal

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Dois Projetos de Lei (PL) referentes ao ensino e incentivo tecnológico nas escolas municipais serão apresentados na Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira, 3/1. Os PLs se referem a inclusão da robótica educacional no currículo das escolas e da realização de Feiras de Ciências e Tecnologia no calendário letivo.

Ambos os projetos são de autoria do executivo e sua aplicação deve ser votada durante as próximas sessões da Câmara.

A robótica educacional é um método de aprendizagem focado na pesquisa, descoberta e construção de uma máquina como resultado da aquisição de conhecimentos. Ele depende do uso de kits prontos de montagem ou transformação de materiais como sucata e itens recicláveis para compor as peças do robô. Este método busca incentivar a aprendizagem ativa do aluno.

Segundo o projeto de lei, sua aplicação no município visa incentivar a capacidade de inovação e preparar os alunos para o mercado de trabalho, principalmente na área da tecnologia.

Este método, caso venha a ser aprovado, funcionaria nas Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal. Para aplicação da robótica educacional, o PL prevê a capacitação de professores que serão responsáveis por ensinar aos alunos o conhecimento teórico e prático deste método.

Para execução do programa, fica prevista a possibilidade de a prefeitura celebrar parcerias com órgãos públicos federais, estaduais, municipais ou entidades da sociedade civil para obter os materiais necessários para o ensino da robótica.

O segundo PL apresentado também busca fomentar o ensino científico e tecnológico ao incluir no calendário letivo da rede pública municipal a realização de Feiras de Ciências e Tecnologia.

A aplicação das feiras nos projetos escolares anuais terá um tema definido pelo grupo de professores de Ciências do município, com ênfase no Projeto Político Pedagógico e nos Planos de Estudos.

As feiras contariam com atividades de iniciação científica, realização e apresentação de projetos e pesquisas desenvolvidas pelos alunos nas escolas.


Governo estadual aumenta em 166% repasses para merenda na rede estadual Anterior

Governo estadual aumenta em 166% repasses para merenda na rede estadual

Censo Escolar aponta que 627 mil alunos deixaram a escola em 2021 Próximo

Censo Escolar aponta que 627 mil alunos deixaram a escola em 2021

Deixe seu comentário