URUGUAIANA JN PREVISÃO

UFSM

Projeto de Geoparque recebe visita de avaliadores da Unesco

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) estão analisando o projeto da criação de um Geoparque da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para conceder ao local um selo de singularidade geológica. Caso o território seja avaliado positivamente, a certificação é entregue no início do ano de 2023.

No dia 25 de novembro de 2021, foi enviado para a Unesco, com o apoio da UFSM e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o pedido oficial para a certificação dos projetos de Geoparque de Caçapava do Sul e da Quarta Colônia. Em março deste ano, a solicitação foi acatada e, nos próximos dias, avaliadores da instituição mundial farão o processo final da pré-certificação. Após o pedido de certificação do projeto de Geoparque ser enviado à Unesco, ele passou por análise e agora será avaliado pelos representantes.

Até o início de novembro, avaliadores irão conhecer, observar e analisar o que tem sido feito no território, compreendendo de que forma a região está cumprindo os requisitos e quais são os resultados obtidos até o momento. Em seguida, os avaliadores preparam um relatório com o que foi constatado para apreciado no Conselho Mundial de Geoparques da Unesco, possivelmente em reunião que acontecerá no mês de dezembro.

Para uma região ter a chance de ser certificada pela Unesco, ela precisa, obrigatoriamente, ter uma singularidade geológica. De acordo com a chefe administrativa da subdivisão dos Geoparques da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), Patrícia Ferreira, o território de Caçapava do Sul tem como característica as rochas muito antigas.

Já o da Quarta Colônia, Patrícia afirma que é famoso pelos fósseis de dinossauros encontrados em seu território. Além do principal, que é o patrimônio geológico, são avaliados critérios como o trabalho na comunidade, o envolvimento dos artesãos, o desenvolvimento turístico, a geração de emprego e renda e trabalho nas escolas.

Segundo a diretora do Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco, Jaciele Sell, para receber a certificação é levado em conta elementos naturais, históricos, culturais, identitários, entre outros. O geoparque é uma ferramenta de desenvolvimento sustentável que, para funcionar de forma adequada, precisa do apoio de todos, autoridades, gestores, universidades e comunidades locais.

Geoparques

No Brasil, apenas três Geoparques já são certificados: no Ceará, o Geopark Araripe; o Geoparque Caminhos do Sul, que fica dividido em municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina; e, no Rio Grande do Norte, o Geoparque Seridó.


Universitários gaúchos conquistam 1º lugar em campeonato nacional Anterior

Universitários gaúchos conquistam 1º lugar em campeonato nacional

Enem 2022 aceitará documentos digitais Próximo

Enem 2022 aceitará documentos digitais

Deixe seu comentário