Robótica
Universitários gaúchos conquistam 1º lugar em campeonato nacional
Estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistaram o 1º lugar na 20ª Competição Brasileira de Robótica, realizada em São Bernardo do Campo (SP).
A Competição Brasileira de Robótica (CBR) ocorreu entre os dias 17 de outubro e 22 de outubro. A CBR é composta por 16 categorias, nas quais os robôs precisam desempenhar tarefas cotidianas como correr, jogar futebol e desenvolver atividades domésticas corretamente sem a intervenção humana. A categoria de atividades domésticas é chamada @home, categoria na qual a equipe dos acadêmicos das universidades gaúchas conquistou o 1º lugar.
A equipe Brazilian United Team for Intelligent "Butia Bots" levou o robô Doris que possui "rosto" com sensores e motores que servem para movimentar a mandíbula e os olhos. O robô tem também câmeras, rodas para locomoção, torso e braços aptos a atividades de manipulação, além de computadores responsáveis pelo processamento de dados. O robô Doris precisou realizar ações dentro de uma casa simulada, com o intuito de estimular o desenvolvimento de tecnologias domésticas pessoais para o futuro.
O coordenador do projeto Rodrigo Guerra, docente do Centro de Ciências da Computação da Furg, que também já atuou na UFSM, relatou que a principal motivação do "Butia Bots" em participaram da competição nacional veio a partir da conquista do 3º lugar no torneio mundial de robótica RoboCup - realizado na Tailândia, em julho deste ano. O professor conta que a equipe já está se preparando para o torneio mundial RoboCup de 2023, que será na França.
Deixe seu comentário