URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rede estadual

Quase metade dos alunos têm índice de proficiência abaixo do esperado

Pexels imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O teste de proficiência segue a matriz de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

O governo do Estado, em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime/RS), divulgou, na quarta-feira, 12/4, os resultados das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers) de 2022.

Os testes, que foram aplicados entre os dias 17 e 27/10/22, contaram de forma inédita com a participação de 336.467 estudantes da rede pública gaúcha, alunos das redes estadual e municipais. A iniciativa visa fornecer evidências sobre a Educação Básica, qualificar a educação gaúcha e subsidiar a política de distribuição do ICMS a partir de resultados educacionais.

"Nós precisamos dar oportunidade iguais para todos os nossos alunos. São jovens que precisam ser incentivados a buscarem a realização de seus sonhos. E nós somos instrumentos para que esta geração os realize", disse o governador Eduardo Leite.

O teste de proficiência segue a matriz de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática e foi aplicado para os estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º do Ensino Médio.

Para a elaboração das questões do Saers, bem como para a análise e divulgação dos resultados, foi utilizada a teoria estatística chamada de Teoria da Resposta ao Item, que não utiliza uma relação direta com a quantidade de acertos dos estudantes, mas atribui uma pontuação para cada questão, classificando-a numa escala numérica de 0 a 500, que define as habilidades ou competências já construídas pelo estudante. Os itens (questões) são classificados de acordo com grau de complexidade em fácil, médio e difícil.

Além desta avaliação, estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio responderam questionários contextuais acerca da realidade socioeconômica dos alunos, a fim de apoiar a construção e melhoria das políticas educacionais.

Resultados da rede pública

Conforme os dados coletados, no 2º ano do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa, o índice de proficiência média foi de 605, tendo 54% dos alunos avaliados nos níveis adequado e avançado e 46% entre abaixo do básico e básico. Em Matemática, no mesmo ano, o índice de proficiência ficou em 512, sendo 58% dos alunos entre os níveis adequado e avançado e 42% entre o abaixo do básico e o básico.

No 5º ano do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa, o índice de proficiência foi de 201, sendo 51% dos alunos entre os níveis adequado e avançado e 49% abaixo do básico e básico. Em Matemática, no mesmo ano, a proficiência média ficou em 208, 37% dos alunos tiveram desempenho adequado e avançado e 63% abaixo do básico e básico.

No 9º ano do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa, o índice de proficiência foi de 245, e 30% dos alunos tiveram desempenho nos níveis adequado e avançado e 70%, desempenho abaixo do básico e básico. Em Matemática, no mesmo ano, a proficiência foi de 245, sendo 13% dos alunos com desempenho adequado e avançado e 87% com desempenho abaixo do básico e básico.

No 3º ano do Ensino Médio, em Língua Portuguesa, o índice de proficiência foi de 262, e 27% dos alunos avaliados tiveram desempenho adequado e 73%, desempenho básico e abaixo do básico. Em Matemática, no mesmo ano, a proficiência média foi de 257, sendo 4% dos alunos com desempenho adequado e 96% com desempenho abaixo do básico e básico.

Os resultados evidenciaram que alunos com poder aquisitivo maior, de cor branca e parda e do gênero feminino alcançaram desempenho maior do que alunos com menor nível socioeconômico, pretos ou indígenas e do gênero masculino. Essas características estão presentes em todas as etapas de ensino avaliadas e se aprofundam no 3º ano do Ensino Médio.

Prorrogado prazo para cadastro no Passe Livre Estudantil Anterior

Prorrogado prazo para cadastro no Passe Livre Estudantil

Escola Flores da Cunha reabre na próxima semana Próximo

Escola Flores da Cunha reabre na próxima semana

Deixe seu comentário